AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA DE EGRESSOS DA LICENCIATURA EM QUÍMICA
Resumo
Este artigo tem por finalidade apresentar dados preliminares de pesquisa iniciada no segundo semestre de 2017 durante o curso de Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) Campus Jataí.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é uma política pública de educação no Brasil, proposta no ano de 2007, tendo início suas atividades em 2009. O programa foi criado para suprir a escassez de professores em diversas áreas, conforme evidenciado no Relatório intitulado “Escassez de professores no Ensino Médio: Propostas estruturais e emergenciais”, apresentado em maio de 2007 pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC). Esse documento foi produzido por uma Comissão Especial do CNE/SEB, com o intuito de estudar medidas para superar o déficit de professores para o Ensino Médio no Brasil. O relatório apontou dados preliminares do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em que o Brasil precisava de cerca 235 mil profissionais para o Ensino Médio, principalmente para as disciplinas de Química, Física, Matemática e Biologia. Assim, o Pibid nasceu e possui dentre seus objetivos gerais, o incentivo para que os alunos da licenciatura sigam a carreira docente na educação básica e valorizem o magistério, visto que há um déficit elevado de professores no ensino fundamental e médio, principalmente, quanto a disciplinas de matemática e ciências da natureza (HINGEL, RAMOS e RUIZ, 2007).