ESTÁGIO SUPERVISIONADO: VIVÊNCIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM RIO VERDE
Resumo
A atividade curricular denominada por estágio supervisionado tem um papel importante na formação dos futuros docentes, pois leva o licenciando a vivenciar na escola situações de aprendizagem que irá mobilizá-lo futuramente enquanto futuro professor. “Sua finalidade é colaborar no processo de formação dos educadores, para que estes, ao compreender e analisar os espaços de sua atuação, possam proceder a uma inserção profissional crítica, transformadora e criativa.” (PIMENTA; LIMA, 2011, p. 219). O estágio possibilita ao estagiário, portanto uma visão realista do ambiente educacional atual, além de proporciona-lhe oportunidade de ambientar-se a sua futura área de atuação no mercado profissional. Além disso, o estágio proporciona ao licenciado várias oportunidades de conhecer a escola e de experimentar a docência, que pode se dar por meio do diagnóstico e de suas primeiras experiências como docente em sala de aula sob supervisão. A partir do exposto, este texto objetiva relatar as experiências e as aprendizagens pertinentes ao ser professora vivenciadas na fase de diagnóstico, elaboração de um projeto de ensino e observações de aulas na primeira etapa do estágio curricular supervisionado nos anos finais do Ensino Fundamental – ensino de Ciências.Downloads
Publicado
2018-09-10
Como Citar
Azambujo, R., & Paniago, R. N. (2018). ESTÁGIO SUPERVISIONADO: VIVÊNCIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM RIO VERDE. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/705
Edição
Seção
Relato de Experiência