EU, PROFESSORA SEM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA: (RE) VISITANDO O PASSADO À LUZ DOS CONHECIMENTOS ESTUDADOS EM DIDÁTICA

Autores

  • Bianca El Ajouz de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde
  • Rosenilde Nogueira Paniago Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde

Resumo

Atualmente é de grande notoriedade a quantidade de atuação na educação básica de profissionais que não são graduados nas áreas das licenciaturas. É comum observar pessoas com as mais variadas profissões atuando como professores em uma etapa educacional na qual a formação pela licenciatura faz toda a diferença para o exercício da função.
A graduação na licenciatura, seja qual for a área, conta com um leque de disciplinas pedagógicas, que auxiliam na formação de um profissional que terá como função ensinar o seu ofício, sendo seu principal público os alunos da educação básica. Essas disciplinas pedagógicas são essenciais para o profissional, mostrando inúmeras possibilidades para garantir o processo de ensino-aprendizagem, e possibilitando um olhar diferenciado que um professor deve ter perante seus alunos, enxergando-os como seres com essência única e observando fatores que interferem em seu aprendizado.
A minha experiência como professora de educação básica sem ser licenciada levou-me à essa reflexão, referente ao papel das disciplinas pedagógicas, especialmente a Didática, na atuação do professor. Após iniciar o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, principalmente durante as aulas de Didática, consegui identificar diversos momentos durante a minha prática como professora em que o conhecimento referente a essas disciplinas seria fundamental, especialmente no processo de ensino-aprendizagem.
Outro fator a ser observado é a constante desvalorização da docência, o que a torna pouco atrativa para uma parte considerável da população, inclusive dos alunos de graduação das licenciaturas, que após o término do curso por muitas vezes optam em seguir outros caminhos, e não o da docência. Além disso, observamos nas escolas a presença, cada vez maior, de professores não licenciados. Essa situação leva ao grande questionamento: quais são as maiores limitações de um professor que não obteve contato
com a Pedagogia durante a sua formação?
Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo relatar a minha experiência sem formação pedagógica como professora, destacando as limitações e desafios enfrentados tendo como suporte os conhecimentos estudados em Didática focando especialmente as tendências pedagógicas descritas na literatura.

Biografia do Autor

Rosenilde Nogueira Paniago, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde

Professora orientadora - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde

Referências

ARANHA, Antônia Vitória Soares; SOUZA, João Valdir Alves de. As licenciaturas na atualidade: nova crise? Educar em Revista, Editora UFPR, Curitiba. 2013. Disponível em: < http://revistas.ufpr.br/educar/article/viewFile/34745/21530>

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LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LUCKESI, Cipriano Calor. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

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Publicado

2018-09-10

Como Citar

Oliveira, B. E. A. de, & Paniago, R. N. (2018). EU, PROFESSORA SEM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA: (RE) VISITANDO O PASSADO À LUZ DOS CONHECIMENTOS ESTUDADOS EM DIDÁTICA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/661

Edição

Seção

Relato de Experiência

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