PRÁTICAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANCORADAS NA PEDAGOGIA ATIVA

Autores

  • Paulo Felipe S Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde
  • Rosenilde Nogueira Paniago Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde
  • Mirian Greci M Cordeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde
  • Nayara Vieira Silva Escola Estadual Cunha Bastos – Rio Verde, GO

Resumo

Trata-se de um relato de experiência que irá descrever atividades práticas baseadas na metodologia de ensino ativa em Ciências Naturais realizadas na Escola Estadual de tempo integral Cunha Bastos na cidade de Rio Verde – GO. É uma escola que está situada em uma região periférica da cidade onde estão matriculados alunos dos anos finais do ensino fundamental. As ações foram realizadas com uma turma de eletiva gastronômica, que se trata de uma disciplina optativa com temas diversificados, ofertadas por semestre nas escolas públicas de tempo integral estaduais do Goiás. Os alunos escolhem o tema de acordo sua preferência. Por esse motivo, encontram-se nessa oficina alunos de todas as séries da escola que estudavam sobre a temática alimentação.
As atividades integram o projeto de ensino e pesquisa do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) do Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde. Os estudos e pesquisas teóricas foram realizados na disciplina de Didática e no LIFE, de modo que as referências bibliográficas utilizadas fazem parte do acervo bibliográfico do LIFE.

Downloads

Publicado

2018-09-10

Como Citar

Oliveira, P. F. S., Paniago, R. N., Cordeiro, M. G. M., & Silva, N. V. (2018). PRÁTICAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANCORADAS NA PEDAGOGIA ATIVA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/751

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)