BINGO INORGÂNICO: JOGO DESENVOLVIDO EM UMA DAS ETAPAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE QUIMICA II

Autor/innen

  • Paulo Sérgio Souza Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Urutaí
  • Grazielle Alves dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Urutaí

Abstract

O Ensino de Química é em geral tradicional, centralizando-se na simples memorização e repetição de nomes, fórmulas e cálculos, totalmente desvinculados do dia-a-dia e da realidade em que os alunos se encontram (OLIVEIRA, 2004).
O uso de jogos no ensino de Química tem sido uma ferramenta de grande auxílio para o professor. Segundo kishimoto (1994), “o jogo é considerado um tipo de atividade lúdica, possui duas funções: a lúdica e a educativa. Elas devem estar em equilíbrio.” O uso de jogos no ensino de Química tem se mostrado como uma alternativa muito adequada como meio de motivação e melhora na relação ensino-aprendizagem. Segundo Miranda (2002), “a utilização de jogos em sala de aula pode trazer benefícios pedagógicos a fenômenos diretamente ligados à aprendizagem: cognição, afeição, socialização, motivação e criatividade.”
Há vários estudos que apontam a atividade lúdica como mecanismo de ensino, sendo essa a atividade lúdica, segundo Soares (2008), todo e qualquer movimento que tem como objetivo produzir prazer enquanto sua execução, ou seja, divertir o praticante. Se há regras, essa atividade lúdica pode ser considerada um jogo.
Segundo Proença (2002) o jogo oferece tanto um espaço de vivência e apreciação quanto de experimento e reflexão através do contato simulado com a realidade modelada. O que irá distinguir a forma de apreensão desses modelos através do jogo ou através da
leitura e do estudo é a dinâmica e o universo lúdico do próprio jogo.
Nessa perspectiva, o jogo não é o fim, mas o eixo que conduz a um conteúdo didático específico, resultando em um empréstimo da ação lúdica para a aquisição de informações (KISHIMOTO, 1996).
O principal objetivo que se esperou alcançar com o desenvolvimento desse jogo foi que os alunos compreendessem as quatro funções inorgânicas.

Autor/innen-Biografien

Paulo Sérgio Souza Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Urutaí

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Urutaí

Grazielle Alves dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Urutaí

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Urutaí

Veröffentlicht

2018-09-10

Zitationsvorschlag

Rodrigues, P. S. S., & Santos, G. A. dos. (2018). BINGO INORGÂNICO: JOGO DESENVOLVIDO EM UMA DAS ETAPAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE QUIMICA II. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Abgerufen von https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/725

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Rubrik

Artigos (Fluxo Contínuo)