JOGO DA MEMÓRIA: ABORDANDO OS CONCEITOS DE FUNÇÕES INORGÂNICAS
Resumo
A utilização de jogos didáticos está cada vez mais presente nas salas de aulas de Química. Eles podem ser utilizados como auxiliares na compreensão e na aprendizagem de conteúdos, além de favorecer o trabalho em grupo. O presente trabalho teve como objetivo a elaboração e confecção de um Jogo da Memória com material de baixo custo, com enfoque na abordagem do conteúdo de funções inorgânicas, por alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID com subprojeto em Química. O Jogo da memória construído tem 24 cartas, sendo 06 cartas sobre cada um dos seguintes conteúdos: sais, óxidos, bases e ácidos. Ele foi aplicado no dia 21/11/2017 no Colégio Estadual Rodrigo Rodrigues da Cunha no município de Pires do Rio-GO, para duas turmas do primeiro ano do ensino médio (1°A e 1° C) com 20 alunos cada. Para facilitar que os alunos jogassem, no dia da aplicação, foi fixado no quadro negro um cartaz com as nomenclaturas e as fórmulas químicas. Pela regra do Jogo venceria o aluno que tivesse com maior número de cartas. Assim que os alunos terminaram de jogar, um questionário com três perguntas foi aplicado para verificar se o uso do jogo auxiliou na fixação dos conteúdos abordados. Após analise dos questionários obteve-se os seguintes resultados: Primeira questão - 50,00% dos alunos afirmaram que o jogo contribui para a sua aprendizagem, na segunda questão - 10,00% dos alunos afirmaram que jogo apresentou alguma dificuldade e na terceira questão - 30,00% afirmaram que o jogo necessita de alguma modificação para ficar mais fácil. Dessa forma a elaboração, confecção e aplicação do Jogo da Memória auxiliaram os estudantes do ensino médio na aprendizagem dos conteúdos de funções inorgânicas, bem como para a formação das Licenciandas em Química, proporcionando uma visão de como é ser professor e da importância de se utilizar jogos didáticos nas salas de aulas de Química.Downloads
Publicado
2018-09-10
Como Citar
Tavares, L. F., Santos, G. A. dos, Souza, S. A. de, & Assis, L. R. de. (2018). JOGO DA MEMÓRIA: ABORDANDO OS CONCEITOS DE FUNÇÕES INORGÂNICAS. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/798
Edição
Seção
Poster