ELABORAÇÃO DE SEMINÁRIOS PARA O ESTUDO DE BIOQUÍMICA E PROMOÇÃO DA AUTONOMIA DESDE A FORMAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Alexia Cristina Amaral Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos-GO
  • Cinthia Maria Felício Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos-GO

Resumo

Durante regência no estágio curricular supervisionado, elaborou-se um projeto para orientação na preparação de seminário dado o potencial didático pedagógico desta atividade no desenvolvimento de competências e habilidades, a partir de contextualizações temáticas em bioquímica. Decidiu-se trabalhar com seminários a pedido professora supervisora do estágio, quando relatou a dificuldade que tinham os estudantes em fazer apresentações. Então, foi proposta a 26 alunos do 3º ano, nível médio de um Colégio Estadual em Morrinhos– GO, a realização de seminários temáticos,dividindo-os em cinco grupos com os temas: proteínas, lipídeos, ácidos graxos, enzimas e ácidos nucléicos. Foram planejados três momentos, no primeiro foi explicado sobre a necessidade de buscar informações e organizá-las, a partir de sites confiáveis e feita a escolha dos temas. No segundo momento, orientações individuais/grupos, auxiliados pela professora e estagiária; finalmente, preparação e apresentação dos seminários. Durante estes momentos, os alunos participaram e expuseram suas dúvidas. Eles estavam motivados pela liberdade em escolher o que iriam aprender para ensinar. No desenvolvimento das atividades houve uma boa participação e dúvidas foram apresentadas, devido a necessidade em compreender para ter bom desempenho na atividade e entender o que era importante conhecer. Foi possível perceber o empenho de todos, mesmo os considerados “rebeldes” se envolveram nas atividades propostas. Na apresentação do grupo das proteínas foi descrito a forma de identificá-las experimentalmente em alimentos, a turma ficou interessada, na aula seguinte esta foi realizada. As atividades de seminários serviram para instigar neles uma vontade de aprender mais e realizar a atividade experimental serviu para entender melhor alguns conceitos discutidos anteriormente, na apresentação. Estes momentos contribuíram com a turma/professora e estagiária, possibilitou motivação ao estudo e permitiu repensar o papel do aluno na própria aprendizagem, sendo a orientação do seminário uma estratégia de mediação para o ensino de conceitos, além de contribuir na reflexão sobre o papel do professor neste processo.

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Publicado

2018-09-10

Como Citar

Amaral, A. C., & Felício, C. M. (2018). ELABORAÇÃO DE SEMINÁRIOS PARA O ESTUDO DE BIOQUÍMICA E PROMOÇÃO DA AUTONOMIA DESDE A FORMAÇÃO BÁSICA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/873

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