A HISTÓRIA DA QUÍMICA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Samara Lais Gonçalves Borges Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano/IF Goiano– Campus Morrinhos
  • Karolline, Chartier de Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano/IF Goiano– Campus Morrinhos
  • Karolaine Gomes e Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano/IF Goiano– Campus Morrinhos
  • Cinthia Maria Felício Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano/IF Goiano– Campus Morrinhos

Resumo

Conhecer a história da química/Ciência (HQ/HC) pode ser importante na educação básica, pois os diferentes contextos históricos possibilitam melhor compreensão dos conceitos pela contextualização e relações interdisciplinares. Assim, os alunos poderiam entender as origens dos conceitos e suas transformações na história, reelaborando concepções, para possibilitar alguma evolução conceitual e melhorias na aprendizagem. Para entender a visão de estudantes dos cursos técnicos de nível médio em alimentos, informática e agropecuária integrados ao ensino médio foram aplicados 51 questionários contendo duas questões abertas para saber se os professores de química utilizavam HQ para ensinar conceitos e se estes conseguiriam associar algum nome de cientista químico aos conceitos estudados. Dos estudantes abordados, 34 estavam cursando o 1º ano e 17 deles estavam cursando o 2º ou 3º anos. A abordagem foi de natureza quali/quantitativa e as respostas foram transcritas e organizadas em planilhas para análise. Mais de 90% responderam apenas sim, os professores utilizavam a história da química para ensinar conceitos, 13% dos alunos disseram que o estudo de HQ ajudava no entendimento dos conceitos em estudo e aproximadamente 6% associaram ao estudo da tabela periódica. Quase 10% negaram que os professores utilizassem HQ no ensino da disciplina. Aproximadamente 57% citaram três cientistas ou mais, no entanto, não conseguiram associar algum aspecto teórico aos trabalhos dos cientistas citados. Houve apenas uma citação de cientista mulher (Marie Curie). Todos os demais eram homens, reflexo da predominância masculina nas atividades científicas. Dois alunos citaram o físico Albert Einstein como químico. Na visão da maioria dos estudantes, os professores utilizam a HQ para ensinar conceitos, porém, nossos estudos evidenciaram que ainda carecem de aprimorar sua contextualização nos processos de ensino-aprendizagem.

Downloads

Publicado

2018-09-10

Como Citar

Borges, S. L. G., Carvalho, K. C. de, Silva, K. G. e, & Felício, C. M. (2018). A HISTÓRIA DA QUÍMICA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/869

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)