PERSPECTIVAS DISCENTES E POSSIBILIDADES DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO
Resumo
A pesquisa está sendo realizada no Instituto Federal Goiano – Campus Ceres (IF Goiano –
Campus Ceres), junto ao Curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio, em que
inicialmente 31 estudantes deste curso preencheram um formulário do GoogleForms com 15
questões fechadas que buscavam identificar o perfil do estudante e também para
investigarmos os interesses deste ao concluir o curso. O estudo utiliza uma abordagem mista
quali/quantitativa, utilizando gráficos e planilhas para estabelecer algumas unidades de
sentido, além de buscar subsídios para possíveis direcionamentos no trabalho docente para a
promoção da formação integral destes jovens. Neste sentido, abordamos autores cujas teorias
e estudos possam corroborar para o entendimento de alguns conceitos que permeiam o ensino
médio integrado, a dualidade da educação brasileira, os jovens e o mundo do trabalho e a
formação humana integral. Como resultados da pesquisa., 67,7% declararam que estariam no
curso, principalmente pela qualidade do ensino médio e mais de 80% desejam ingressar no
ensino superior. Outro aspecto relevante que sugere evidências de que a integração da
educação profissional ao ensino médio parece ir além da profissionalização, foi que apenas
23% destes alunos declararam que desejam a formação técnica e caso não houvesse
obrigatoriedade de matricular de forma integrada, apenas 6,5 % declararam que cursariam
apenas o curso técnico em informática. Assim, o curso parece ser visto como uma
oportunidade para os jovens se prepararem ingressarem no ensino superior e conseguirem uma
formação profissional de nível superior antes de entrarem no mercado de trabalho.