PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A EDUCAÇÃO SEXUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

NARRATIVA DE LICENCIANDOS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • Emanuelly de Oliveira Mecenas Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde
  • Priscila Jaqueline de Oliveira Silva Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde
  • Jaqueline Soares Lima Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde
  • Patrícia Gouvêa Nunes Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde
  • Lia Raquel de Souza Santos Borges Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde
  • Elaine Divina Rodrigues Silveira Oliveira Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde

Palavras-chave:

Práticas de ensino-aprendizagem, Educação Básica., Metodologias ativas., Educação Sexual

Resumo

O presente relato de experiência objetiva descrever práticas de ensino-aprendizagem, desenvolvidas para estudantes da Educação Básica, sobre a temática “Educação Sexual”, utilizando-se das metodologias ativas no contexto das ações do Programa Residência Pedagógica (PRP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Campus Rio Verde (IF Goiano), subprojeto de Biologia. De modo qualitativo, utilizou-se da observação, com registro em diário de campo, das ações realizadas pelos residentes do PRP na escola campo, registradas por meio de narrativas no portfólio. As atividades tiveram início com o trabalho de uma palestra dinâmica, intitulada “Métodos Contraceptivos e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)”, seguida de uma dinâmica chamada “Caixinha de Perguntas”, em que os estudantes podiam realizar perguntas quanto à temática, sem que se sentissem constrangidos. Para finalizar, utilizou-se a estratégia da gamificação como método de avaliação. As ações pedagógicas desenvolvidas, embasadas nas metodologias ativas, denotam que o uso destas, na Educação Básica, pode contribuir para a dinamização do processo de ensino-aprendizagem sobre a temática da Educação Sexual, de modo que os estudantes possam participar e se envolver efetivamente na aprendizagem da temática proposta. 

Biografia do Autor

Patrícia Gouvêa Nunes, Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde

Doutora em Ciências da Educação, na especialidade de Sociologia da Educação e Política Educativa pela Universidade do Minho (UMinho), Braga, Portugal. Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO (2013), na linha de pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais. Possui especialização em Gênero e Diversidade na Escola pela UFG - Campus Catalão-GO (2012) e em Ensino de Filosofia e Sociologia pela Faculdade Católica de Anápolis-GO (2007).Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade de Rio Verde - UniRV (2004). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde, atuando principalmente na formação de professores(as), dos cursos de Licenciatura do campus e pós-graduação. Atuou como professora das séries inicias da Educação Básica por 15 anos, especificamente na Educação Infantil e Alfabetização. Faz parte do grupo de pesquisa EducAção do Instituto Federal Goiano. É responsável pelo Laboratório Interdisciplinar de formação de Educadores (LIFE). Coordena o Centro de EducAção Rosa de Saberes, que desenvolve atividades e projetos de ensino, pesquisa e extensão no campus, com foco na formação de professores(as) e práticas educativas. Atuou como coordenadora de área do Programa Residência Pedagógica, subprojeto Biologia, IFGoiano, Campus Rio Verde. Também já atuou como supervisora do PIBID, IFGoiano, Campus Ceres. Tem experiência em Ciências da Educação, com ênfase em Formação de Professores (as), Políticas Educacionais, Práticas Educativas, Estágio Curricular Supervisionado (ECS), Relações Sociais de Gênero, Diversidade, Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

Lia Raquel de Souza Santos Borges, Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002), Mestrado (2006) e Doutorado (2010) em Biologia Animal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora efetiva (DIV nível 3) do Instituto Federal Goiano (IFGoiano) e Gerente de Ensino de Graduação do IF Goiano, campus Rio Verde. Coordena o subprojeto Biologia do Programa Residência pedagógica. Tem experiência nas áreas de Zoologia e Ecotoxicologia Animal.

Referências

BAGNATO, M. H. S. A contribuição educativa dos programas de saúde na 5a série do 1o grau. São Paulo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação e Ciências Humanas, UFSCar. 1987.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais (3º e 4º ciclos): introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília, 1998.

BRASIL. Por hora, nascem 44 bebês de mães adolescentes no Brasil, segundo dados do SUS. Acesso em: 20/05/2024. Disponível em: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/comunicacao/noticias/por-hora-nascem-44-bebes-de-maes-adolescentes-no-brasil-segundo-dados-do sus#:~:text=Um%20a%20cada%20sete%20beb%C3%AAs,se%20tornam%20m%C3%A3e% 20no%20Brasil.

FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. Educação sexual: retomando uma proposta, um desafio. 3. ed. Londrina: Eduel, 2010.

FREIRE P. Pedagogia do oprimido. 29.ed. São Paulo (SP): Paz e Terra; 2000.

FURLANI, Jimena. Educação sexual: possibilidades didáticas. In: LOURO, G. L.; FELIPE, J.; GOELLNER, S. V. (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

GUDORF, C. E. Body, Sex, and Pleasure – Reconstructing Christian Sexual Ethics. Cleveland: The Pilgrim Press, 1995.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Pro-posições, Campinas, v. 19, n. 2, p. 17-23, 2008.

MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018.

NOTHAFT, S. C. S., ZANATTA, E. A., BRUMM, M. L. B., GALLI, K. S. B., ERDTMANN, B. K., BUSS, E. & SILVA, P. R. R. Sexualidade do adolescente no discurso de educadores: possibilidades para práticas educativas. Revista Mineira de Enfermagem, 18 (2), 2014.

REISS, I. L. An End to Shame – Shaping our Next Sexual Revolution. Buffalo, NY: Prometheus Books. 1990.

SAYÃO, Y. Orientação sexual na escola: os territórios possíveis e necessários. In: AQUINO, J. G. (Org.). Sexualidade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997. p. 107-117.

SILVA T.B. et al. Pesquisa-Ação sobre educação sexual e temas associados entre jovens adolescentes In: Research, Society and Development, v. 11, n. 6, e49111629283, 2022.

Downloads

Publicado

2024-12-14

Como Citar

Mecenas, E. de O., Silva, P. J. de O., Lima, J. S., Nunes, P. G., Borges, L. R. de S. S., & Rodrigues Silveira Oliveira , E. D. (2024). PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A EDUCAÇÃO SEXUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: NARRATIVA DE LICENCIANDOS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 8(01). Recuperado de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/1687

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)