PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A EDUCAÇÃO SEXUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
NARRATIVA DE LICENCIANDOS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Palavras-chave:
Práticas de ensino-aprendizagem, Educação Básica., Metodologias ativas., Educação SexualResumo
O presente relato de experiência objetiva descrever práticas de ensino-aprendizagem, desenvolvidas para estudantes da Educação Básica, sobre a temática “Educação Sexual”, utilizando-se das metodologias ativas no contexto das ações do Programa Residência Pedagógica (PRP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Campus Rio Verde (IF Goiano), subprojeto de Biologia. De modo qualitativo, utilizou-se da observação, com registro em diário de campo, das ações realizadas pelos residentes do PRP na escola campo, registradas por meio de narrativas no portfólio. As atividades tiveram início com o trabalho de uma palestra dinâmica, intitulada “Métodos Contraceptivos e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)”, seguida de uma dinâmica chamada “Caixinha de Perguntas”, em que os estudantes podiam realizar perguntas quanto à temática, sem que se sentissem constrangidos. Para finalizar, utilizou-se a estratégia da gamificação como método de avaliação. As ações pedagógicas desenvolvidas, embasadas nas metodologias ativas, denotam que o uso destas, na Educação Básica, pode contribuir para a dinamização do processo de ensino-aprendizagem sobre a temática da Educação Sexual, de modo que os estudantes possam participar e se envolver efetivamente na aprendizagem da temática proposta.
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