EDUCAÇÃO E CULTURA AFROBRASILEIRA E INDÍGENA: A CONSTRUÇÃO DE EXPERIÊNCIAS NO ESPAÇO ESCOLAR
Resumo
O projeto de extensão “Educação e Cultura Afrobrasileira e Indígena: a construção de experiências no espaço escolar” se propõe a evidenciar a cultura afrobrasileira e indígena nos espaços institucionais, como também na constituição do Jardim Botânico do IF Goiano, Campus Rio Verde como ambientes educativos de ascensão e elucidação da cultura desses povos, a fim de construir subsídios teóricos com comunidade interna e externa do campus. Discutir as heranças culturas afrobrasileira e indígena são esforços que não apenas se somam na luta contra o racismo, como também na consolidação da democracia, da cultura, da promoção da cidadania e no reforço à equidade social e racial. Os(as) participantes são incentivados(as) a analisar criticamente as representações sociais e culturais dos afrodescendentes e indígenas, a violência simbólica e as formas de preconceito e intolerância a que estão submetidos grupos sociais como pessoas negras e indígenas. Para tanto, a proposta metodológica se fundamenta na realização de reuniões mensais, organizadas colaborativamente a partir de temas que contemplem a herança cultural dos povos afrobrasileiros e indígenas sugeridos pelos(as) participantes. As temáticas relativas à educação e cultura afrobrasileira e indígenas a serem discutidas no âmbito do projeto são abordadas de forma interdisciplinar, a partir da mediação de participantes do projeto. A escola é o lugar, por excelência, da formação humana das novas gerações, daí a importância de um projeto que discuta e promova a reflexão crítica das relações étnico-raciais e indígenas. É válido ressaltar que este projeto se interliga ao Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IF Goiano, Campus Rio Verde. As primeiras ações do projeto já foram planejadas e algumas executadas, sendo elas: revisão literária para estudos mais abrangentes em grupo efetivo de estudo, uma roda de debate aberta ao público (servidores e estudantes do campus) e visita ao Museu do Cerrado em Goiânia-GO com o grupo do projeto e estudantes interessados(as) na temática, com intuito de construir experiências da cultura afrobrasileira e indígena.Downloads
Publicado
2018-09-10
Como Citar
Silva, M. C. de A. P. da, Peres, J. P., & Nunes, P. G. (2018). EDUCAÇÃO E CULTURA AFROBRASILEIRA E INDÍGENA: A CONSTRUÇÃO DE EXPERIÊNCIAS NO ESPAÇO ESCOLAR. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/837
Edição
Seção
Poster