BULLYNG NAS ESCOLAS: COMO CONSCIENTIZAR OS ALUNOS ATRAVÉS DE AULAS EXPOSITIVAS
Resumo
Este texto apresenta um projeto desenvolvido pelos bolsistas do PIBID do curso de Licenciatura em Química do IF Goiano- Campus Rio Verde, que pretende refletir sobre o bullying nas escolas, pois este é um fenômeno cada vez mais frequente no ambiente escolar, e ocorre quando alunos utilizam-se de violência física e psicológica para intimidar outros alunos. Tais violências geram consequências graves para os discentes que são intimidados como, depressão, baixa autoestima e pode levar em casos mais complexos, ao suicídio. Portanto, este trabalho tem como objetivo demonstrar aos alunos por meio de aulas expositivas que oportunizem a reflexão do que é bullying e como ele pode prejudicar as pessoas afetadas por ele. Estas aulas serão ministradas na Escola Estadual de Tempo Integral Maria Ribeiro Carneiro, com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Nestas aulas serão utilizadas diferentes metodologias, tais como vídeos com depoimentos de pessoas que já sofreram bullying nas escolas, para oportunizar o dialogo com as turmas trabalhadas. Após ampla discussão do tema, os estudantes deverão escrever um texto reflexivo sobre o bullying. Entendendo que professores e gestores devem levar esse assunto para dentro das escolas, fazendo com que os alunos enfrentem o seu medo e que os agressores aprendam que essa prática prejudica muito a vida das pessoas afetadas, às aulas expositivas ministradas e sala de aula pode oportunizar a reflexão e demonstrar a eles que brincadeiras ofensivas podem gerar diversos tipos de consequências ruins para as vitimas agredidas. Espera-se que os alunos compreendam o que é e como o bullying é ruim e que as ocorrências do mesmo diminuam consideravelmente depois da aula ministrada. Contudo é de extrema importância mostrar aos alunos que independente das diferenças todos nos somos iguais, ninguém é melhor por ter uma aparência mais bonita ou por ser mais forte que os outros, a escola deve trabalhar para que esse fato seja extinto do ambiente escolar.Downloads
Publicado
2018-09-10
Como Citar
Machado, E. B., Gomes, T. da S., Silva, J. M. da, & Nunes, P. G. (2018). BULLYNG NAS ESCOLAS: COMO CONSCIENTIZAR OS ALUNOS ATRAVÉS DE AULAS EXPOSITIVAS. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/840
Edição
Seção
Poster