Prevenção ao uso de drogas entre escolares: ações para a conscientização
DOI:
https://doi.org/10.33837/msj.v1i11.550Resumo
Atualmente, o uso e o abuso de drogas têm sido considerados uma das principais preocupações da sociedade, especialmente devido ao número de usuários jovens. Em 2010, o levantamento realizado pelo Centro Brasileiro de Informações sobre drogas Psicotrópicas identificou que 25,5% dos estudantes da educação básica entrevistados em todos os estados brasileiros já se drogaram, sendo que 10,4 % estavam com idade entre 10 e 12 anos. Como as drogas estão presentes entre os escolares, o ambiente educacional torna-se um espaço privilegiado para atividades preventivas. Assim, desenvolveu-se um programa de prevenção de drogas numa escola estadual goiana, direcionado a alunos que do ensino fundamental (9º ano). Dentre as atividades, houve ações com vistas à conscientização. Buscando uma maior efetividade, decidiu-se considerar o conhecimento prévio e as dúvidas dos alunos. Para isto, foi solicitado aos alunos que escrevessem, anonimamente, suas dúvidas e/ou curiosidades quanto ao tema drogas e depositassem em uma caixa disponibilizada no corredor da escola durante uma semana. Essas perguntas basearam a elaboração de um bate-papo com os alunos, onde as respostas estariam presentes ao longo da conversa. Frente ao que os alunos escreveram, identificou-se um elevado número de questões do tipo: “o que eu faço para não usar drogas” ou então “o que eu faço para que meu amigo pare de usar drogas”. Com isso, verifica-se que os alunos se interessam por aspectos ligados a prevenção do uso de drogas e acreditam que as pessoas envolvidas com a escola podem contribuir. Durante o bate-papo os alunos se mostraram interessados e participaram a todo o momento. Tal fato pode ter relação com o fato da conversa ter sido baseada nas perguntas feitas. Essa ação realizada está de acordo com a literatura que aponta que o sujeito precisa entender ao máximo sobre o tema drogas, sendo a conscientização uma primeira etapa para uma efetiva prevenção, pois é a partir daí que o indivíduo entende a sua importância e tem a certeza de que é possível se prevenir. Sabe-se que outras etapas devem ser realizadas, como o oferecimento de alternativas, a educação para a saúde e treinamento de habilidades para a vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).