Prevenção ao uso de drogas entre escolares: ações para a conscientização
DOI :
https://doi.org/10.33837/msj.v1i11.550Résumé
Atualmente, o uso e o abuso de drogas têm sido considerados uma das principais preocupações da sociedade, especialmente devido ao número de usuários jovens. Em 2010, o levantamento realizado pelo Centro Brasileiro de Informações sobre drogas Psicotrópicas identificou que 25,5% dos estudantes da educação básica entrevistados em todos os estados brasileiros já se drogaram, sendo que 10,4 % estavam com idade entre 10 e 12 anos. Como as drogas estão presentes entre os escolares, o ambiente educacional torna-se um espaço privilegiado para atividades preventivas. Assim, desenvolveu-se um programa de prevenção de drogas numa escola estadual goiana, direcionado a alunos que do ensino fundamental (9º ano). Dentre as atividades, houve ações com vistas à conscientização. Buscando uma maior efetividade, decidiu-se considerar o conhecimento prévio e as dúvidas dos alunos. Para isto, foi solicitado aos alunos que escrevessem, anonimamente, suas dúvidas e/ou curiosidades quanto ao tema drogas e depositassem em uma caixa disponibilizada no corredor da escola durante uma semana. Essas perguntas basearam a elaboração de um bate-papo com os alunos, onde as respostas estariam presentes ao longo da conversa. Frente ao que os alunos escreveram, identificou-se um elevado número de questões do tipo: “o que eu faço para não usar drogas” ou então “o que eu faço para que meu amigo pare de usar drogas”. Com isso, verifica-se que os alunos se interessam por aspectos ligados a prevenção do uso de drogas e acreditam que as pessoas envolvidas com a escola podem contribuir. Durante o bate-papo os alunos se mostraram interessados e participaram a todo o momento. Tal fato pode ter relação com o fato da conversa ter sido baseada nas perguntas feitas. Essa ação realizada está de acordo com a literatura que aponta que o sujeito precisa entender ao máximo sobre o tema drogas, sendo a conscientização uma primeira etapa para uma efetiva prevenção, pois é a partir daí que o indivíduo entende a sua importância e tem a certeza de que é possível se prevenir. Sabe-se que outras etapas devem ser realizadas, como o oferecimento de alternativas, a educação para a saúde e treinamento de habilidades para a vida.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) The Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work.