PARCEIROS DA ADA (AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA AMOSTRAL)

Autores

  • Mônica Morais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde – GO
  • Douglas de Oliveira Dias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde – GO
  • Sabrina Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde – GO
  • Leandro Gonçalves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde – GO

Resumo

As escolas da rede pública de educação, aplicambimestralmente duas avaliações diagnósticas amostrais. Essas avaliações envolvem todo conteúdo bimestral, demonstrando assim, interesse do governo em saber a qualidade da educação nas escolas. Alguns dos pontos preponderantes são: obtenção de informações relacionadas as metas estabelecidas de acordo com os Parâmetros Curriculares do país; dificuldades de alunos em realizar tais avaliações; abordagens diferenciadas de uma escola para outra e diferentes práticas pedagógicas, metodológicas e didáticas. O objetivo do trabalho foi de proporcionaraulas de reforço estimulantes para o aprendizado dos conteúdos abordados na matéria de ciências do 6° ano do ensino fundamental no Colégio Estadual Professor Quintiliano Leão Neto, dessa forma, proporcionando maiores possibilidades de aprendizagem, para facilitar a realização das avaliações, além de aprofundar onde há dificuldades pelo estudante. Para a realização deste, foram selecionados alunos que apresentavam dificuldades na matéria e que no primeiro ciclo de avaliação, obtiveramrendimento insatisfatório na disciplina de ciências. Posteriormente, foi desenvolvido no contra - turno, aula de reforço com conteúdos interpelados na avaliação,dessa forma, utilizando-se de uma abordagem mais interativa, dialogada, com utilização de imagens. Além disso, proporcionou-se aos alunos, atenção especial,fazendo as devidas orientações e tirando suas dúvidas de acordo com as resoluções das questões, evidenciando suas dificuldades, associando com o conteúdo e o cotidiano. Como resultado, analisou -se o desempenho destes estudantes selecionados, relacionando a primeira avaliação juntamente com a segunda avaliação diagnostica amostral. Notou-seque o rendimento foi bem superior em relação a primeira, o que demonstra que o reforço é fundamental, pois muitas das vezes, devido a quantidade de alunos em sala e pouco tempo para o professor, aqueles que tem dificuldades podem ser prejudicados, porém, com o reforço e aulas instigantes, o desempenho destes alunos refletem na melhoria tanto do conhecimento, quanto o de resultados de avaliações externas.

Publicado

2018-09-10

Como Citar

Morais, M., Dias, D. de O., Almeida, S., & Gonçalves, L. (2018). PARCEIROS DA ADA (AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA AMOSTRAL). Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Obtido de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/801