PARCEIROS DA ADA (AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA AMOSTRAL)
Abstract
As escolas da rede pública de educação, aplicambimestralmente duas avaliações diagnósticas amostrais. Essas avaliações envolvem todo conteúdo bimestral, demonstrando assim, interesse do governo em saber a qualidade da educação nas escolas. Alguns dos pontos preponderantes são: obtenção de informações relacionadas as metas estabelecidas de acordo com os Parâmetros Curriculares do país; dificuldades de alunos em realizar tais avaliações; abordagens diferenciadas de uma escola para outra e diferentes práticas pedagógicas, metodológicas e didáticas. O objetivo do trabalho foi de proporcionaraulas de reforço estimulantes para o aprendizado dos conteúdos abordados na matéria de ciências do 6° ano do ensino fundamental no Colégio Estadual Professor Quintiliano Leão Neto, dessa forma, proporcionando maiores possibilidades de aprendizagem, para facilitar a realização das avaliações, além de aprofundar onde há dificuldades pelo estudante. Para a realização deste, foram selecionados alunos que apresentavam dificuldades na matéria e que no primeiro ciclo de avaliação, obtiveramrendimento insatisfatório na disciplina de ciências. Posteriormente, foi desenvolvido no contra - turno, aula de reforço com conteúdos interpelados na avaliação,dessa forma, utilizando-se de uma abordagem mais interativa, dialogada, com utilização de imagens. Além disso, proporcionou-se aos alunos, atenção especial,fazendo as devidas orientações e tirando suas dúvidas de acordo com as resoluções das questões, evidenciando suas dificuldades, associando com o conteúdo e o cotidiano. Como resultado, analisou -se o desempenho destes estudantes selecionados, relacionando a primeira avaliação juntamente com a segunda avaliação diagnostica amostral. Notou-seque o rendimento foi bem superior em relação a primeira, o que demonstra que o reforço é fundamental, pois muitas das vezes, devido a quantidade de alunos em sala e pouco tempo para o professor, aqueles que tem dificuldades podem ser prejudicados, porém, com o reforço e aulas instigantes, o desempenho destes alunos refletem na melhoria tanto do conhecimento, quanto o de resultados de avaliações externas.Downloads
Veröffentlicht
2018-09-10
Zitationsvorschlag
Morais, M., Dias, D. de O., Almeida, S., & Gonçalves, L. (2018). PARCEIROS DA ADA (AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA AMOSTRAL). Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Abgerufen von https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/801
Ausgabe
Rubrik
Poster