A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS: FORTALECENDO A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO PRÁTICA PARA O LETRAMENTO
Resumo
O presente texto relata o trabalho desenvolvido por meio de um projeto educacional vivenciado durante o Estágio Supervisionado em Educação Infantil I – Creche, em uma instituição que denominaremos de Instituição A, no Município de Morrinhos – GO. A instituição A atende a comunidade circunvizinha, totalizando cerca de 150 crianças frequentes e 190 matriculados. As turmas observadas são compostas por 28 crianças de 3 anos a 3 e 11 meses.
Referências
BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fadas. Paz e Terra, 2002.
DINIZ, T. B. C. A contação de histórias e sua influência no desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Medianeira/PR. 2013 Disponível em: <http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4444/1/MD_EDUMTE_2014_2_110.pdf > Acesso em: 25 abr. 2017.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto. 2016
VIGOTSKI, L.S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes. 1998