A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS: FORTALECENDO A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO PRÁTICA PARA O LETRAMENTO

Autores

  • Kátia Alves Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos
  • Fernanda Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos
  • Miriane Rosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos
  • Sangelita M. Franco Mariano Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos

Resumo

O presente texto relata o trabalho desenvolvido por meio de um projeto educacional vivenciado durante o Estágio Supervisionado em Educação Infantil I – Creche, em uma instituição que denominaremos de Instituição A, no Município de Morrinhos – GO. A instituição A atende a comunidade circunvizinha, totalizando cerca de 150 crianças frequentes e 190 matriculados. As turmas observadas são compostas por 28 crianças de 3 anos a 3 e 11 meses.

Referências

BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fadas. Paz e Terra, 2002.

DINIZ, T. B. C. A contação de histórias e sua influência no desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Medianeira/PR. 2013 Disponível em: <http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4444/1/MD_EDUMTE_2014_2_110.pdf > Acesso em: 25 abr. 2017.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto. 2016

VIGOTSKI, L.S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes. 1998

Downloads

Como Citar

Oliveira, K. A., Rodrigues, F., Rosa, M., & Mariano, S. M. F. (2018). A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS: FORTALECENDO A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO PRÁTICA PARA O LETRAMENTO. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/921

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)