IDENTIDADE DOCENTE: FORMAÇÃO E SABERES DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Ana Carolina Carvalho de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos
  • Bruna de Jesus Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos
  • Heloisa Maria Prado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos
  • Sangelita M. Franco Mariano Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos

Resumo

O presente estudo é recorte de uma pesquisa de iniciação científica (PIVIC) que aborda a constituição da identidade docente de professoras que atuam na educação infantil no município de Morrinhos-GO. Nosso objetivo é identificar o papel da docência na constituição da identidade profissional destas. Depreende-se que nas últimas duas décadas várias pesquisas, bem como cursos voltados à formação de professores sinalizam a complexidade do processo de formação e atuação de professoras que trabalham na educação infantil. Esse enredo envolve a história de vida, a formação inicial e continuada, o trabalho pedagógico, as vivências sócio-afetivas e culturais juntamente com as concepções e funções da educação infantil, bem como os pressupostos e práticas entrelaçadas às crenças e saberes sobre quem são as crianças da Educação Infantil. Todavia, mesmo que avanços sejam identificados, falta muito para que tenhamos um atendimento de qualidade nas instituições, que a formação e identidade docente sejam verdadeiramente valorizadas e que a prática educativa com as crianças seja adequada ao desenvolvimento infantil. (PEROZA; MARTINS, 2016). Nesta perspectiva, as experiências de profissionais da educação em diferentes espaços da cultura infantil podem atuar no sentido de informar seu olhar, sensibilizar e flexibilizar seu conhecimento e, desse modo, propiciar situações que se configurem como importantes momentos de aprendizagem do ponto de vista cultural, político, ético e estético. (KRAMER, 2000). Nessa etapa da investigação a metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, a partir da discussão de renomados teóricos que refletem e analisam a temática em questão. Ao final podemos inferir que a formação das professoras que atuam junto às turmas da pré-escola, as quais muitas vezes por terem formação técnica e ou/acadêmica dissociada da área em que atuam, ou seja, por possuírem outras licenciaturas que não sejam Pedagogia ou Normal Superior, ou mesmo terem concluído somente e ensino médio técnico (magistério) acaba interferindo em sua práxis pedagógica, bem como nas representações que essas professoras possuem sobre seu próprio trabalho.

Biografia do Autor

Ana Carolina Carvalho de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos

Discente do curso de Pedagogia do IF Goiano Campus Morrinhos.

Bruna de Jesus Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos

Discente do curso de Pedagogia do IF Goiano Campus Morrinhos.

Heloisa Maria Prado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos

Discente do curso de Pedagogia do IF Goiano Campus Morrinhos.

Sangelita M. Franco Mariano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos

Docente do curso de Pedagogia do IF Goiano Campus Morrinhos.

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Publicado

2018-09-10

Como Citar

Souza, A. C. C. de, Souza, B. de J., Prado, H. M., & Mariano, S. M. F. (2018). IDENTIDADE DOCENTE: FORMAÇÃO E SABERES DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/712

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