IDENTIDADE DOCENTE: FORMAÇÃO E SABERES DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
O presente estudo é recorte de uma pesquisa de iniciação científica (PIVIC) que aborda a constituição da identidade docente de professoras que atuam na educação infantil no município de Morrinhos-GO. Nosso objetivo é identificar o papel da docência na constituição da identidade profissional destas. Depreende-se que nas últimas duas décadas várias pesquisas, bem como cursos voltados à formação de professores sinalizam a complexidade do processo de formação e atuação de professoras que trabalham na educação infantil. Esse enredo envolve a história de vida, a formação inicial e continuada, o trabalho pedagógico, as vivências sócio-afetivas e culturais juntamente com as concepções e funções da educação infantil, bem como os pressupostos e práticas entrelaçadas às crenças e saberes sobre quem são as crianças da Educação Infantil. Todavia, mesmo que avanços sejam identificados, falta muito para que tenhamos um atendimento de qualidade nas instituições, que a formação e identidade docente sejam verdadeiramente valorizadas e que a prática educativa com as crianças seja adequada ao desenvolvimento infantil. (PEROZA; MARTINS, 2016). Nesta perspectiva, as experiências de profissionais da educação em diferentes espaços da cultura infantil podem atuar no sentido de informar seu olhar, sensibilizar e flexibilizar seu conhecimento e, desse modo, propiciar situações que se configurem como importantes momentos de aprendizagem do ponto de vista cultural, político, ético e estético. (KRAMER, 2000). Nessa etapa da investigação a metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, a partir da discussão de renomados teóricos que refletem e analisam a temática em questão. Ao final podemos inferir que a formação das professoras que atuam junto às turmas da pré-escola, as quais muitas vezes por terem formação técnica e ou/acadêmica dissociada da área em que atuam, ou seja, por possuírem outras licenciaturas que não sejam Pedagogia ou Normal Superior, ou mesmo terem concluído somente e ensino médio técnico (magistério) acaba interferindo em sua práxis pedagógica, bem como nas representações que essas professoras possuem sobre seu próprio trabalho.Downloads
Publicado
2018-09-10
Como Citar
Souza, A. C. C. de, Souza, B. de J., Prado, H. M., & Mariano, S. M. F. (2018). IDENTIDADE DOCENTE: FORMAÇÃO E SABERES DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/712
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