A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Ana Lúcia Ribeiro Nascimento Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão
  • Michelle Castro Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos
  • Marco Antônio Franco do Amaral Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos
  • Heloisa Maria Prado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos

Resumo

A formação do professor para atuar na Educação Infantil é fundamental para a consolidação de um sistema de educacional de qualidade. O objetivo desta pesquisa, qual seja, a formação docente para atuar na Educação Infantil, seus saberes e práticas, parte do princípio de que a formação universitária considerada primordial para atuar nessa modalidade educacional, bem como a formação continuada são em demasiado importante para que o professor consiga exercer a docência de modo a construir a cidadania junto aos educandos. Essa pesquisa qualitativa de caráter exploratório teve como suporte metodológico a pesquisa bibliográfica em que é feita uma análise do contexto histórico da educação brasileira que teve seus primeiros ensaios com a vinda dos jesuítas e ainda se encontra em pauta em diversas pesquisas sobre a história da educação. Para abordar esse tema utilizamos Saviani e Calderano como aporte teórico metodológico. Assim, com essa pesquisa buscamos apresentar a importância do curso de Pedagogia na formação do professor. Sabemos que a educação e o aprendizado não são de responsabilidade somente da escola, mas também da família, comunidade e governo e diante disso, acreditamos que para a existência de uma educação de qualidade é necessário que todos estejam envoltos no processo educacional. O aluno da educação infantil encontra-se em pleno desenvolvimento social, psicomotor e cognitivo sendo imprescindível que o professor consiga exercer seu papel formativo de modo a construir o conhecimento respeitando os conhecimentos e aprendizados a priori adquiridos e favorecendo o crescimento saudável do aluno, para que este possa desfrutar de um futuro em que o mesmo exerça seu papel crítico e consciente frente à sociedade em que está inserido.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Ribeiro Nascimento, Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão

Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão

Michelle Castro Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos

Marco Antônio Franco do Amaral, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos

Heloisa Maria Prado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos

Downloads

Publicado

2018-09-10

Como Citar

Nascimento, A. L. R., Lima, M. C., Amaral, M. A. F. do, & Prado, H. M. (2018). A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/727

Edição

Seção

Artigos (Fluxo Contínuo)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>