AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR NA VISÃO DE DISCENTES
Resumo
O presente estudo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as percepções dos alunos sobre as questões referentes à avaliação do rendimento escolar e sobre a forma com que os professores avaliam seus alunos. Um total de 167 alunos, matriculados em diferentes níveis de ensino e oriundos de duas instituições de ensino, foi investigado. Os resultados apontam o predomínio de uma concepção classificatória sobre o processo de avaliação da aprendizagem, uma concordância sobre a necessidade da avaliação de assumir uma dimensão interativa, assim como uma insatisfação com o atual sistema de avaliação escolar. Por outro lado, a pesquisa revelou que os discentes, ainda que timidamente, veem a avaliação como um recurso a ser utilizado a favor da educação. Estudos como este abrem oportunidades de reflexão e discussão sobre a temática.Palavras-chaves: avaliação da aprendizagem, percepção, discentes.
Downloads
Publicado
2017-10-17
Como Citar
Malafaia, G., & Sueli de Lima Rodrigues, A. (2017). AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR NA VISÃO DE DISCENTES. Vida De Ensino (ISSN 2175-6325), 2(2). Obtido de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/vidadeensino/article/view/432
Edição
Secção
Artigos