JUVENTUDE CONECTADA: assombros e possibilidades na sala de aula
Resumo
Algumas interrogações alimentam o presente trabalho: como a juventude contemporânea, heterogênea, desigual, ferida e portadora das potências vitais e criativas próprias do mundo jovem, se insere na sociedade atual? Qual é o mundo que chega ao jovem? Como desenvolver as atividades didático-pedagógicas na sala de aula diante da situação social e emotiva dos jovens atuais? Parte-se da seguinte premissa: a juventude atual, imersa e produto das sociedades mundializadas, levam para a sala de aula imensas possibilidades geradas pelo trânsito e pela circulação de informação, contudo é refém da desconexão e do descentramento originados pela tempestade de símbolos, pelo dilúvio de imagens e pelas mudanças estruturais do mundo do trabalho, das relações e, principalmente, das instituições gestoras. Trabalhos de orientação de pesquisa em nível de mestrado e doutoramento, participação em conferências da juventude, organização de seminários temáticos e pesquisas de campo nutrem as reflexões do tema.
Palavras-chave: Juventude conectada. Assombros na sala de aula. Sociedades mundializadas.