JUVENTUDE CONECTADA: assombros e possibilidades na sala de aula

Autores/as

  • Eguimar Felício Chaveiro Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

Resumen

Algumas interrogações alimentam o presente trabalho: como a juventude contemporânea, heterogênea, desigual, ferida e portadora das potências vitais e criativas próprias do mundo jovem, se insere na sociedade atual? Qual é o mundo que chega ao jovem? Como desenvolver as atividades didático-pedagógicas na sala de aula diante da situação social e emotiva dos jovens atuais? Parte-se da seguinte premissa: a juventude atual, imersa e produto das sociedades mundializadas, levam para a sala de aula imensas possibilidades geradas pelo trânsito e pela circulação de informação, contudo é refém da desconexão e do descentramento originados pela tempestade de símbolos, pelo dilúvio de imagens e pelas mudanças estruturais do mundo do trabalho, das relações e, principalmente, das instituições gestoras. Trabalhos de orientação de pesquisa em nível de mestrado e doutoramento, participação em conferências da juventude, organização de seminários temáticos e pesquisas de campo nutrem as reflexões do tema.

 

Palavras-chave: Juventude conectada. Assombros na sala de aula. Sociedades mundializadas.

Publicado

2019-12-29

Cómo citar

Felício Chaveiro, E. (2019). JUVENTUDE CONECTADA: assombros e possibilidades na sala de aula. Vida De Ensino (ISSN 2175-6325), 4(1), 1–21. Recuperado a partir de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/vidadeensino/article/view/1132

Número

Sección

Artigos