Experiências de intervenção institucional de psicólogas escolares em Instituto Federal e Universidade

Autori

  • Luísa Cássia Paixão Instituto Federal Goiano, Iporá, Goiás, Brasil
  • Lígia Carvalho Libâneo

Abstract

O objetivo deste trabalho é apresentar duas experiências de atuação de psicólogas escolares em contextos educativos públicos a fim de aproximar professores e demais educadores às práticas que viemos desenvolvendo, em um instituto federal e em uma universidade pública federal, e compartilhar com colegas psicólogos nossos desafios e conquistas cotidianas. Por fim, apresentamos reflexões sobre aproximações e especificidades de nossas atuações, em cada contexto. Partimos da psicologia escolar crítica para anunciar algumas ações que temos construído em nossas experiências profissionais com objetivo de superar concepções e práticas adaptacionistas, patologizantes e normatizantes sobre o processo educativo. Entendemos que em nosso trabalho buscamos construir um processo educativo relacional, historicamente contextualizado, reflexivo e colaborativo com os demais membros da comunidade acadêmica, valorizando seus saberes, fazeres e vivências.

Palavras-chave: psicologia escolar, educação superior, educação profissional e tecnológica, atuação institucional, relato de experiência.

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Pubblicato

2019-12-29

Come citare

Cássia Paixão, L., & Carvalho Libâneo, L. (2019). Experiências de intervenção institucional de psicólogas escolares em Instituto Federal e Universidade. Vida De Ensino (ISSN 2175-6325), 4(1), 1–17. Recuperato da https://periodicos.ifgoiano.edu.br/vidadeensino/article/view/1134

Fascicolo

Sezione

Artigos