Experiências de intervenção institucional de psicólogas escolares em Instituto Federal e Universidade
Résumé
O objetivo deste trabalho é apresentar duas experiências de atuação de psicólogas escolares em contextos educativos públicos a fim de aproximar professores e demais educadores às práticas que viemos desenvolvendo, em um instituto federal e em uma universidade pública federal, e compartilhar com colegas psicólogos nossos desafios e conquistas cotidianas. Por fim, apresentamos reflexões sobre aproximações e especificidades de nossas atuações, em cada contexto. Partimos da psicologia escolar crítica para anunciar algumas ações que temos construído em nossas experiências profissionais com objetivo de superar concepções e práticas adaptacionistas, patologizantes e normatizantes sobre o processo educativo. Entendemos que em nosso trabalho buscamos construir um processo educativo relacional, historicamente contextualizado, reflexivo e colaborativo com os demais membros da comunidade acadêmica, valorizando seus saberes, fazeres e vivências.
Palavras-chave: psicologia escolar, educação superior, educação profissional e tecnológica, atuação institucional, relato de experiência.