REORGANIZANDO RECURSOS, ESPAÇOS E TEMPOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.33837/msj.v1i12.596Palavras-chave:
educação infantil, espaços, tempos, recursosResumo
A aprendizagem e o desenvolvimento das crianças de zero a cinco anos passam pela utilização eficaz e consciente dos recursos, espaços e tempos da instituição de educação infantil. Adotar propostas pedagógicas que consigam otimizar tudo isso é um desafio aos profissionais que atuam nesse nível de ensino, de forma a promover a articulação entre o cuidar e o educar. Este trabalho objetiva relatar a experiência da execução de um projeto de extensão em quatro instituições de educação infantil nos seguintes municípios goianos: Pires do Rio, Orizona e Ipameri. O projeto foi desenvolvido no ano de 2014, entre os meses de fevereiro a dezembro, envolvendo acadêmicas do 3º ano de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás-Câmpus Pires do Rio. As metodologias utilizadas envolveram a arrecadação de brinquedos e livros infantis, a formação continuada dos professores em dois momentos distintos, a organização dos espaços e recursos através da criação de “cantos” para as crianças e a reestruturação da rotina do trabalho pedagógico com as crianças. Após a intervenção foi possível compreender a necessidade de investimentos na formação inicial e continuada dos profissionais atuantes nesse nível de ensino e a adoção de propostas pedagógicas que coloquem a criança como centro do processo ensino-aprendizagem, dando-lhe oportunidades para ela ser, de fato, criança.
Referências
BRASIL, Mec. Referencial Curricular para a educação infantil. Ministério da educação e do Desporto Secretaria de Educação Fundamental/Brasília, 1998/v1, 2,3.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de educação básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação infantil /Secretaria de Educação Básica - Brasília, MEC, Seb 2010.
CAMPOS, Maria Malta; ESPOSITO, Iara Lúcia; BHERING, Eliana; GIMENES, Nelson; ABUCHAIM, Beatriz. Qualidade da Educação Infantil: um estudo em seis capitais brasileiras. Cadernos de Pesquisa – V. 41 N. 142, Jan/Abril, 2011.
KRAMER, Sonia (coord.). Com a Pré-Escola nas mãos. Uma alternativa Curricular para a Educação Infantil. São Paulo. Ática, 1990.
MARTINS FILHO, Altino José. Por uma Pedagogia da Educação Infantil. Revista Poiesis – Volume 3, Números 3 e 4, pp. 54-65, 2005/2006.
OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: Fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
OSTETTO, Luciana E. (org.). Educação infantil: Saberes e Fazeres da formação de professores – 5ª ed. - Campinas, SP, Papirus, 2012a
______. Encontros e Encantamentos na educação infantil: partilhando experiências de estágio – 10ªed - Campinas, SP, Papirus, 2012b
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).