REORGANIZANDO RECURSOS, ESPAÇOS E TEMPOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Auteurs

  • Mônica Isabel Canuto Nunes Universidade Estadual de Goiás e Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí

DOI :

https://doi.org/10.33837/msj.v1i12.596

Mots-clés :

educação infantil, espaços, tempos, recursos

Résumé

A aprendizagem e o desenvolvimento das crianças de zero a cinco anos passam pela utilização eficaz e consciente dos recursos, espaços e tempos da instituição de educação infantil. Adotar propostas pedagógicas que consigam otimizar tudo isso é um desafio aos profissionais que atuam nesse nível de ensino, de forma a promover a articulação entre o cuidar e o educar. Este trabalho objetiva relatar a experiência da execução de um projeto de extensão em quatro instituições de educação infantil nos seguintes municípios goianos: Pires do Rio, Orizona e Ipameri. O projeto foi desenvolvido no ano de 2014, entre os meses de fevereiro a dezembro, envolvendo acadêmicas do 3º ano de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás-Câmpus Pires do Rio. As metodologias utilizadas envolveram a arrecadação de brinquedos e livros infantis, a formação continuada dos professores em dois momentos distintos, a organização dos espaços e recursos através da criação de “cantos” para as crianças e a reestruturação da rotina do trabalho pedagógico com as crianças. Após a intervenção foi possível compreender a necessidade de investimentos na formação inicial e continuada dos profissionais atuantes nesse nível de ensino e a adoção de propostas pedagógicas que coloquem a criança como centro do processo ensino-aprendizagem, dando-lhe oportunidades para ela ser, de fato, criança.

Biographie de l'auteur

Mônica Isabel Canuto Nunes, Universidade Estadual de Goiás e Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí

Professora do curso de Pedagogia da UEG Câmpus Pires do Rio e Técnica em Assuntos Educacionais, coordenadora do NAPNE, do IFGoiano Câmpus Urutái

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Publiée

2018-05-01

Comment citer

Nunes, M. I. C. (2018). REORGANIZANDO RECURSOS, ESPAÇOS E TEMPOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Multi-Science Journal, 1(12), 17–22. https://doi.org/10.33837/msj.v1i12.596

Numéro

Rubrique

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