O uso do teatro como recurso metodológico para sensibilização de crianças e adolescentes no âmbito escolar
DOI:
https://doi.org/10.33837/msj.v1i11.561Resumo
O teatro além de ser uma modalidade artística, tem ação metodológica e cultural, é o elo entre arte e metodologia. A palavra teatro, em sua origem grega theatron, significa o lugar de onde se vê. Para Aristóteles, o teatro permitia conhecer, e conhecer além da superfície. Para o pensador grego, o teatro tinha a qualidade de ensinar às pessoas a enxergarem além do discurso, além das aparências, a ver o que estava encoberto, nas profundezas. O teatro é um recurso visual componente do ambiente da aprendizagem, e quando usado de maneira adequada, desperta o interesse, aproxima o aluno com a realidade, e favorece o desenvolvimento da capacidade de observação. Neste intuito, os bolsistas do Pibid/Biologia do IF Goiano – Câmpus Urutaí, realizaram peças teatrais com alunos do Ensino Médio do IF Goiano - Câmpus Urutaí envolvendo os seguintes temas: Educação Sanitária (higienização pessoal e coletiva), Respeito ao Próximo e Corrupção no dia a dia: nosso papel contra a corrupção. O os temas foram escolhidos com o intuito de estimular o aluno, despertar seu interesse à cerca dos assuntos tratados, favorecer o desenvolvimento da capacidade de observação, aproximar o aluno da realidade, ilustrar noções abstratas, despertar o senso crítico, compreender e julgar as relações de interdependência do seu meio biofísico, identificar os problemas do seu meio e suas respectivas soluções e, com isso, exercerem a cidadania. Foi utilizado maquiagem, figurino, e tnt no cenário. Os resultados obtidos com a realização do teatro são bastante positivos, tanto para os alunos, que perceberam que eles podem e fazem parte deste processo de mudança e construção de uma sociedade melhor, quanto para os bolsistas, como a experiência docente envolvido especificamente nesta atividade. Além disso, a referida atividade proporcionou uma aproximação entre a comunidade e a escola, além da conscientização a cerca dos temas já citados acima.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).