O uso do teatro como recurso metodológico para sensibilização de crianças e adolescentes no âmbito escolar
DOI :
https://doi.org/10.33837/msj.v1i11.561Résumé
O teatro além de ser uma modalidade artística, tem ação metodológica e cultural, é o elo entre arte e metodologia. A palavra teatro, em sua origem grega theatron, significa o lugar de onde se vê. Para Aristóteles, o teatro permitia conhecer, e conhecer além da superfície. Para o pensador grego, o teatro tinha a qualidade de ensinar às pessoas a enxergarem além do discurso, além das aparências, a ver o que estava encoberto, nas profundezas. O teatro é um recurso visual componente do ambiente da aprendizagem, e quando usado de maneira adequada, desperta o interesse, aproxima o aluno com a realidade, e favorece o desenvolvimento da capacidade de observação. Neste intuito, os bolsistas do Pibid/Biologia do IF Goiano – Câmpus Urutaí, realizaram peças teatrais com alunos do Ensino Médio do IF Goiano - Câmpus Urutaí envolvendo os seguintes temas: Educação Sanitária (higienização pessoal e coletiva), Respeito ao Próximo e Corrupção no dia a dia: nosso papel contra a corrupção. O os temas foram escolhidos com o intuito de estimular o aluno, despertar seu interesse à cerca dos assuntos tratados, favorecer o desenvolvimento da capacidade de observação, aproximar o aluno da realidade, ilustrar noções abstratas, despertar o senso crítico, compreender e julgar as relações de interdependência do seu meio biofísico, identificar os problemas do seu meio e suas respectivas soluções e, com isso, exercerem a cidadania. Foi utilizado maquiagem, figurino, e tnt no cenário. Os resultados obtidos com a realização do teatro são bastante positivos, tanto para os alunos, que perceberam que eles podem e fazem parte deste processo de mudança e construção de uma sociedade melhor, quanto para os bolsistas, como a experiência docente envolvido especificamente nesta atividade. Além disso, a referida atividade proporcionou uma aproximação entre a comunidade e a escola, além da conscientização a cerca dos temas já citados acima.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) The Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work.