Violência e Cotidiano Escolar: percepções a partir da realidade de uma escola pública de Matinhos - PR
DOI:
https://doi.org/10.33837/msj.v1i12.379Palavras-chave:
Educação, violência, ambiente escolarResumo
O presente artigo aborda alguns dos conceitos de violência e como eles se apresentam no cotidiano escolar, fazendo um paralelo entre essas definições e as vivências como estudante de iniciação a docência do curso de Artes em uma escola do município de Matinhos-PR. Para tanto, fizemos uma aproximação teórica com a categoria Violência, bem como uma análise das percepções, a partir do vivido. Percebemos que a promoção da cidadania e sua vivência plena, são formas de garantir a inclusão e o respeito ao o direito de todos os sujeitos no meio escolarReferências
ASSIS, S. G. de; MARRIEL. N. de S. M. (org.) (2010).Impactos da violência na escola: um diálogo com professores. / organizado por Simone Gonçalves de Assis, Patrícia Constantino e Joviana Quintes Avanci. – Rio de Janeiro: Ministério da Educação / Editora FIOCRUZ.
AQUINO, J. G.(1998). A violência escolar e a crise da autoridade docente. Cadernos Cedes, ano XIX, no 47.
BOURDIEU, P. (1999). A Dominação Masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. (1982). A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Saraiva.
CANDAU, V. M. (2000). Direitos humanos, violência e cotidiano escolar. In: CANDAU, V. M. (Org.) Reinventar a escola. Petrópolis: Vozes. 2005
CHARLOT, B. (2005). Cotidiano das escolas: entre violências / Coordenado por Miriam Abramovay – Brasília: UNESCO, Observatório de violência, Ministério da Educação, 2005.
HARAWAY, D. (2017). Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 5, p. 7-41, jan. 2009. ISSN 1809-4449. Disponível em: <http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/1773>. Acesso em: 28/02/ 2017.
LYRA, G. F. D; CONSTANTINO, P; FERREIRA, A. L. (2010). Quando a Violência Familiar Chega até a Escola. In: Impactos da violência na escola: um diálogo com professores. Organizado por Simone Gonçalves de Assis, Patrícia Constantino e JovianaQuintesAvanci. – Rio de Janeiro: Ministério da Educação. Editora FIOCRUZ.
MACHADO, A. E. F; WANZINACK, C. (2015). O Bullying e sua repercussão no ambiente escolar no litoral do Paraná: evidências científicas e aspectos regionais. Violência, Gênero e diversidade: desafios para a educação e o desenvolvimento. / Clóvis Wanzinack; Marcos Signorelli; (Orgs.)- Rio de Janeiro: Editora Autografia, 2015.
MINAYO, M. C. S. (2009). Conceitos, teorias e tipologias de violência: a violência faz mal à saúde. In: NJAINE, K.; ASSIS, S. G. & CONSTANTINO, P. (Orgs.). Impactos da Violência na Saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2009.
RESENDE, L. M. G. de. (2010). A violência nos espaços educativos: a escola em foco. Palestra proferida no fórum de escolas públicas do Distrito Federal representando o Setor de Educação da UNESCO Brasil.
RISTUM, M.(2010). Violência na Escola, da Escola e contra a Escola. In: Impactos da violência na escola: um diálogo com professores. Organizado por Simone Gonçalves de Assis, Patrícia Constantino e JovianaQuintesAvanci. – Rio de Janeiro: Ministério da Educação. Editora Fiocruz.
VIOLÊNCIA:<http://www.significados.com.br/violencia/>Acesso em: 11/12/15.
VIOLÊNCIA in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, <http://www.priberam.pt/dlpo/viol%C3%AAncia.> Acesso em: 11/12/2015.
ZALUAR, A.(1994) Condomínio do diabo. Rio de Janeiro: Revan: Ed. UFRJ, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).