Violência e Cotidiano Escolar: percepções a partir da realidade de uma escola pública de Matinhos - PR

Authors

  • Maria Virgínia Gapski Giordani UNESPAR
  • Adriana Lucinda de Oliveira UFPR
  • Luiz Everson da Silva Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33837/msj.v1i12.379

Keywords:

Educação, violência, ambiente escolar

Abstract

O presente artigo aborda alguns dos conceitos de violência e como eles se apresentam no cotidiano escolar, fazendo um paralelo entre essas definições e as vivências como estudante de iniciação a docência do curso de Artes em uma escola do município de Matinhos-PR. Para tanto, fizemos uma aproximação teórica com a categoria Violência, bem como uma análise das percepções, a partir do vivido. Percebemos que a promoção da cidadania e sua vivência plena, são formas de garantir a inclusão e o respeito ao o direito de todos os sujeitos no meio escolar

Author Biographies

Maria Virgínia Gapski Giordani, UNESPAR

Acadêmica de Curso de Pós graduação Lato sensu  em Narrativas Visuais- Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Graduada em Artes pela UFPR

Adriana Lucinda de Oliveira, UFPR

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, professora da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral. Possui Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB, mestrado em Serviço Social  pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC E Doutorado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná

Luiz Everson da Silva, Universidade Federal do Paraná

Graduado em Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB, professor da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral. Possui Mestrado em Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB, Doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

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Published

2018-05-01

How to Cite

Giordani, M. V. G., de Oliveira, A. L., & da Silva, L. E. (2018). Violência e Cotidiano Escolar: percepções a partir da realidade de uma escola pública de Matinhos - PR. Multi-Science Journal, 1(12), 31–35. https://doi.org/10.33837/msj.v1i12.379

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