ENEM E A TÔNICA AVALIATIVA PARA A QUALIDADE EDUCACIONAL: INCONGRUÊNCIAS PARA ALÉM DA VISÃO ROMÂNTICA
DOI:
https://doi.org/10.33837/msj.v1i7.368Palavras-chave:
Avaliação em larga escala. Exames de alta relevância. TCT e TRI. Desconexão Enem-ranking.Resumo
O presente editorial decorre de pequeno trecho revisto e sistematizado acerca de discussão/reflexão desenvolvida [sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)] no âmbito de um dos capítulos de nossa tese de doutoramento (Fernandes-Sobrinho, 2016). Discorreremos brevemente sobre a temática da avaliação, dando ênfase ao Enem, tido como exame de alta relevância, e perpassando pelo histórico de mudanças de teorias e procedimentos utilizados para auferir resultados de estudantes que dele participam. Por oportuno, incongruências sinalizadas por pesquisadores da área de educação em [para as] Ciências se juntam a outras que levantamos para, então, sugerirmos a necessidade do estabelecimento de uma agenda de discussão com propósitos reformuladores que acenem para possíveis soluções.
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