ENEM E A TÔNICA AVALIATIVA PARA A QUALIDADE EDUCACIONAL: INCONGRUÊNCIAS PARA ALÉM DA VISÃO ROMÂNTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33837/msj.v1i7.368

Palavras-chave:

Avaliação em larga escala. Exames de alta relevância. TCT e TRI. Desconexão Enem-ranking.

Resumo

O presente editorial decorre de pequeno trecho revisto e sistematizado acerca de discussão/reflexão desenvolvida [sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)] no âmbito de um dos capítulos de nossa tese de doutoramento (Fernandes-Sobrinho, 2016). Discorreremos brevemente sobre a temática da avaliação, dando ênfase ao Enem, tido como exame de alta relevância, e perpassando pelo histórico de mudanças de teorias e procedimentos utilizados para auferir resultados de estudantes que dele participam. Por oportuno, incongruências sinalizadas por pesquisadores da área de educação em [para as] Ciências se juntam a outras que levantamos para, então, sugerirmos a necessidade do estabelecimento de uma agenda de discussão com propósitos reformuladores que acenem para possíveis soluções.

Biografia do Autor

Marcos Fernandes Sobrinho, Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí e PPGEC/FC/Unesp/Bauru

Graduado em Física pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Bacharelado em Administração pela Faculdade de Administração de Brasília - FAAB, Especialização em Física pela UFU, Mestre em Ensino de Ciências, na modalidade Ensino de Física, pela Universidade de Brasília - UnB e Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Brasília - UnB. Atualmente realiza estudos de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, na Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (PPGE/FC/Unesp/Bauru) [Conceito Capes: 6]. Foi aluno regular do Programa de Pós-Graduação em Física da UnB [Conceito Capes: 7], tendo cursado todos os créditos (24) na modalidade Física Teórica, em nível de mestrado, quando trabalhou com a técnica do operador diferencial para o Modelo de Ising aplicado a sistemas magnéticos nanoparticulados. Em 2010 participou da Escola de Física do Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire - CERN/2010, em Genebra/Suiça. Atualmente é professor D-IV (Associado) do quadro de pessoal permanente do Núcleo de Física Aplicada, no Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí. É revisor de periódicos qualificados nacionais e internacionais para o ensino e educação em [e para as] Ciências, entre eles: TED: Tecné, Episteme y Didaxis (Universidad Pedagógica Nacional - Bogotá/Colômbia); Gondola: ensenanza y aprendizaje de las ciencias (Universidad Distrital Francisco José de Caldas - Bogotá/Colômbia); Ciência & Ensino (UNICAMP, IFSP e UFSC - Brasil), Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP-INEP/Brasil) e Multi-Science Journal (IF Goiano - Brasil). Lidera grupo de pesquisa intitulado Educação Científica, Avaliação e Materiais de Ensino (EduCAME) e integra outros grupos em projetos de cooperação com instituições brasileiras (UNIRIO, UnB, UFRJ, UFF e Unesp) financiados pelo Observatório da Educação - Capes. Possui experiência nas áreas de Educação e Ensino [em Ciências (Física, Química, Biologia) e Matemática], tendo participado como membro de bancas examinadoras e avaliadoras com elaboração e correção de itens/questões em processos seletivos e em concursos públicos nas áreas em que atua. Interessa-se por temas de pesquisa como: educação CTS e discussões de questões sociocientíficas; argumentação no ensino de ciências; educação científica para cidadania; livros didáticos; formação e prática docente; contextos formais, informais e não-formais de educação; e avaliações em larga escala.

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Publicado

2018-03-18

Como Citar

Sobrinho, M. F. (2018). ENEM E A TÔNICA AVALIATIVA PARA A QUALIDADE EDUCACIONAL: INCONGRUÊNCIAS PARA ALÉM DA VISÃO ROMÂNTICA. Multi-Science Journal, 1(7), 01–04. https://doi.org/10.33837/msj.v1i7.368

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Editorial