Perfil dos clientes de uma empresa prestadora de serviços de telefonia celular: Aplicação do método de agrupamento de Ward.
DOI:
https://doi.org/10.33837/msj.v1i7.183Palavras-chave:
Segmentação, Cluster Analysis, Método de Ward.Resumo
Este trabalho teve como objetivo descrever o perfil dos clientes de uma filial de uma importante prestadora de serviços de telefonia celular da cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. A pesquisa possui caráter quantitativo e exploratório, sem pretensões de generalizações dos resultados encontrados. Para o desenvolvimento desta pesquisa foram utilizadas informações (geográficas e demográficas) dos clientes, disponíveis no banco de dados da empresa. Para analisar os dados utilizou-se técnica multivariada, denominada análise de agrupamento (cluster analysis). Essa técnica reúne observações (objetos, indivíduos, empresas, produtos, etc) em pequenos grupos mutuamente exclusivos com base nas similaridades entre as observações. A metodologia aplicada separou os 105 casos válidos (clientes) em dois grupos. Um dos grupos é formado em sua maioria por clientes que residem na periferia e que contrataram o serviço de telefonia móvel, plano 35. Já o outro grupo é composto em sua maioria por clientes residentes no centro da cidade e que contrataram o serviço de internet banda larga.
Referências
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
BELFIORE, P. P. et. al. (2005). Importância de aspectos organizacionais para determinação de agrupamentos supermercadistas brasileiros. Rev. FAE, Curitiba, 8 (1), 117-126. Disponível em: <http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/revista_da_fae/rev_v8_n1/rev_fae_v8_n110.pdf>. Acesso em: 17 maio 2011.
CHURCHILL, G. A., PETER, P. (2000). Marketing: criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva.
FERREIRA, F. H. G. Segmentação de mercado. (2003). Disponível em: http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/bds.nf/D96040554BFAFB9B03256D520059ae80/$File/310_1_Arquivos_segmercado.pdf. Acesso em: 13 Jun. 2010.
FIGUEIREDO, K. F; MORA, D. M. M. (2009). A segmentação dos operadores logísticos no mercado brasileiro de acordo com suas capacitações para oferecer serviços. RAC-Eletrônica, Curitiba, 3 (1), 123-141. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/rac-e>. Acesso em: 30 marc. de 2011.
HAIR, J. F. Jr; et al. (2005). Análise Multivariada de dados (5ª ed.) Porto Alegre: Bookman.
KHATREE, R.; NAIK, D. N. (2000). Multivariate data reduction and discrimination with SAS software. New York: John Wiley and Sons.
MALHOTRA, N. (2001). Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada (3ª ed.) Porto Alegre: Bookman.
MARDIA, K. V.; KENT, J. T.; BIBBY, J. M. (1997). Multivariate analysis. New York: Academic Press.
MINGOTI, S. A. (2005). Análise de dados através de métodos de estatística multivariada: uma abordagem aplicada. Belo Horizonte: Editora UFMG.
MOORI, R. G. et al. (2002). A análise de agrupamentos como instrumento de Apoio à melhoria da qualidade dos serviços aos clientes. RAC. 6 (1). 63-84. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rac/v6n1/v6n1a05.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2011.
SHARMA, S. (1996). Applied multivariate techniques. New York: John Wiley & Sons.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).