Perfil dos clientes de uma empresa prestadora de serviços de telefonia celular: Aplicação do método de agrupamento de Ward.

Autores/as

  • Flávia Sílvia Corrêa Tomaz Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.33837/msj.v1i7.183

Palabras clave:

Segmentação, Cluster Analysis, Método de Ward.

Resumen

Este trabalho teve como objetivo descrever o perfil dos clientes de uma filial de uma importante prestadora de serviços de telefonia celular da cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. A pesquisa possui caráter quantitativo e exploratório, sem pretensões de generalizações dos resultados encontrados. Para o desenvolvimento desta pesquisa foram utilizadas informações (geográficas e demográficas) dos clientes, disponíveis no banco de dados da empresa.  Para analisar os dados utilizou-se técnica multivariada, denominada análise de agrupamento (cluster analysis). Essa técnica reúne observações (objetos, indivíduos, empresas, produtos, etc) em pequenos grupos mutuamente exclusivos com base nas similaridades entre as observações.  A metodologia aplicada separou os 105 casos válidos (clientes) em dois grupos. Um dos grupos é formado em sua maioria por clientes que residem na periferia e que contrataram o serviço de telefonia móvel, plano 35. Já o outro grupo é composto em sua maioria por clientes residentes no centro da cidade e que contrataram o serviço de internet banda larga.

 

Citas

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Publicado

2018-03-18

Cómo citar

Tomaz, F. S. C. (2018). Perfil dos clientes de uma empresa prestadora de serviços de telefonia celular: Aplicação do método de agrupamento de Ward. Multi-Science Journal, 1(7), 92–95. https://doi.org/10.33837/msj.v1i7.183

Número

Sección

Technical Communications