Perfil dos clientes de uma empresa prestadora de serviços de telefonia celular: Aplicação do método de agrupamento de Ward.
DOI:
https://doi.org/10.33837/msj.v1i7.183Palabras clave:
Segmentação, Cluster Analysis, Método de Ward.Resumen
Este trabalho teve como objetivo descrever o perfil dos clientes de uma filial de uma importante prestadora de serviços de telefonia celular da cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. A pesquisa possui caráter quantitativo e exploratório, sem pretensões de generalizações dos resultados encontrados. Para o desenvolvimento desta pesquisa foram utilizadas informações (geográficas e demográficas) dos clientes, disponíveis no banco de dados da empresa. Para analisar os dados utilizou-se técnica multivariada, denominada análise de agrupamento (cluster analysis). Essa técnica reúne observações (objetos, indivíduos, empresas, produtos, etc) em pequenos grupos mutuamente exclusivos com base nas similaridades entre as observações. A metodologia aplicada separou os 105 casos válidos (clientes) em dois grupos. Um dos grupos é formado em sua maioria por clientes que residem na periferia e que contrataram o serviço de telefonia móvel, plano 35. Já o outro grupo é composto em sua maioria por clientes residentes no centro da cidade e que contrataram o serviço de internet banda larga.
Citas
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
BELFIORE, P. P. et. al. (2005). Importância de aspectos organizacionais para determinação de agrupamentos supermercadistas brasileiros. Rev. FAE, Curitiba, 8 (1), 117-126. Disponível em: <http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/revista_da_fae/rev_v8_n1/rev_fae_v8_n110.pdf>. Acesso em: 17 maio 2011.
CHURCHILL, G. A., PETER, P. (2000). Marketing: criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva.
FERREIRA, F. H. G. Segmentação de mercado. (2003). Disponível em: http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/bds.nf/D96040554BFAFB9B03256D520059ae80/$File/310_1_Arquivos_segmercado.pdf. Acesso em: 13 Jun. 2010.
FIGUEIREDO, K. F; MORA, D. M. M. (2009). A segmentação dos operadores logísticos no mercado brasileiro de acordo com suas capacitações para oferecer serviços. RAC-Eletrônica, Curitiba, 3 (1), 123-141. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/rac-e>. Acesso em: 30 marc. de 2011.
HAIR, J. F. Jr; et al. (2005). Análise Multivariada de dados (5ª ed.) Porto Alegre: Bookman.
KHATREE, R.; NAIK, D. N. (2000). Multivariate data reduction and discrimination with SAS software. New York: John Wiley and Sons.
MALHOTRA, N. (2001). Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada (3ª ed.) Porto Alegre: Bookman.
MARDIA, K. V.; KENT, J. T.; BIBBY, J. M. (1997). Multivariate analysis. New York: Academic Press.
MINGOTI, S. A. (2005). Análise de dados através de métodos de estatística multivariada: uma abordagem aplicada. Belo Horizonte: Editora UFMG.
MOORI, R. G. et al. (2002). A análise de agrupamentos como instrumento de Apoio à melhoria da qualidade dos serviços aos clientes. RAC. 6 (1). 63-84. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rac/v6n1/v6n1a05.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2011.
SHARMA, S. (1996). Applied multivariate techniques. New York: John Wiley & Sons.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) The Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work.