O DISCURSO PEDAGÓGICO DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: um olhar sobre os documentos oficiais do Ministério da Educação
DOI:
https://doi.org/10.33837/msj.v1i6.152Resumo
Este artigo visa descrever sobre o espaço da leitura, especialmente no que concerne ao letramento literário como agente da formação de leitores no Ensino Fundamental. A pesquisa consiste em análise documental de diretrizes, orientações e parâmetros do Ministério da Educação (MEC), que norteiam a prática docente e o currículo, especialmente os que são direcionados aos anos iniciais da Educação Básica; bem como revisão literária de teorias e práticas relativas ao tratamento didático da leitura na sala de aula, com ênfase na perspectiva de ensino pela via dos gêneros discursivos. Como fundamentação teórica, contempla-se como alicerce os estudos de Foucault (2014), Marcuschi (2008), Bakhtin (2011), Geraldi (1984), Cagliari (2010), Soares (1998) e Todorov (1968 e 1980) sobre educação, leitura, ensino de língua portuguesa e literatura.
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