O DISCURSO PEDAGÓGICO DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: um olhar sobre os documentos oficiais do Ministério da Educação

Autores/as

  • SARAH SUZANE Bertolli Gonçalves IF Goiano UFG

DOI:

https://doi.org/10.33837/msj.v1i6.152

Resumen

Este artigo visa descrever sobre o espaço da leitura, especialmente no que concerne ao letramento literário como agente da formação de leitores no Ensino Fundamental. A pesquisa consiste em análise documental de diretrizes, orientações e parâmetros do Ministério da Educação (MEC), que norteiam a prática docente e o currículo, especialmente os que são direcionados aos anos iniciais da Educação Básica; bem como revisão literária de teorias e práticas relativas ao tratamento didático da leitura na sala de aula, com ênfase na perspectiva de ensino pela via dos gêneros discursivos. Como fundamentação teórica, contempla-se como alicerce os estudos de Foucault (2014), Marcuschi (2008), Bakhtin (2011), Geraldi (1984), Cagliari (2010), Soares (1998) e Todorov (1968 e 1980) sobre educação, leitura, ensino de língua portuguesa e literatura.

Biografía del autor/a

SARAH SUZANE Bertolli Gonçalves, IF Goiano UFG

Atuo como revisora de textos no IF Goiano, na Reitoria, e sou mestranda em estudos liguísticos do Programa de Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás. Trabalhei sete anos como professora de literatura e atualmente sou formadora de professores da Rede Adventista em Goiás, autora de livros didáticos pela Casa Publicadora Brasileira e escritora de contos. Minha primeira obra publicada, no ano de 2013, tem o título "Rio de Sangue e de Amor & outros contos" e aglutina religião, sociologia, história e literatura. Tenho interesse na leitura e escrita das áreas de educaçaõ e literatura, com foco na linguística aplicada, pela sua inter- transdisciplinaridade.

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Publicado

2017-07-24

Cómo citar

Gonçalves, S. S. B. (2017). O DISCURSO PEDAGÓGICO DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: um olhar sobre os documentos oficiais do Ministério da Educação. Multi-Science Journal, 1(6), 04–11. https://doi.org/10.33837/msj.v1i6.152

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Sección

Technical Communications