A tecitura das produções subjetivas implicadas no fracasso escolar e a problematização da psicologia na escola

Autores

  • Valéria Deusdará Mori Centro Universitário de Brasília. Campus da Asa Norte: SEPN 707/907. Campus Universitário. Brasília, DF.
  • Vitor Pedro Moretto Cordeiro Centro Universitário de Brasília, Brasil. Campus da Asa Norte: SEPN 707/907. Campus Universitário. Brasília, DF.
  • Luciana de Oliveira Campolina Centro Universitário de Brasília, Brasil. Campus da Asa Norte: SEPN 707/907. Campus Universitário. Brasília, DF. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.33837/msj.v3i2.1261

Palavras-chave:

Subjetividade, Fracasso escolar, Diagnóstico, Psicologia na escola, Singularidade

Resumo

A presente pesquisa investigou diferentes processos subjetivos que se configuram no fracasso escolar, bem como problematizou o papel da psicologia na escola. A Teoria cultural-histórica da Subjetividade foi a perspectiva norteadora da pesquisa e subsidiou discussões e reflexões sobre a temática. A pesquisa foi realizada a partir da Epistemologia Qualitativa e do método construtivo interpretativo, baseando-se em um estudo de caso com um estudante e protagonizado também pela psicóloga escolar e a diretora da escola. As informações e indicadores construídos na pesquisa evidenciam como a visão acerca do diagnóstico do aluno universaliza processos que são singulares e acaba por justificar o processo que configura de forma complexa o fracasso escolar. Além disso, a lógica padronizada pautada pelo diagnóstico no processo de compreensão dos estudantes que apresentam dificuldades no processo de aprender desencadeia dinâmicas patologizantes eaumenta o risco de fracasso e evasão escolar.

Biografia do Autor

Valéria Deusdará Mori, Centro Universitário de Brasília. Campus da Asa Norte: SEPN 707/907. Campus Universitário. Brasília, DF.

Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Carlos da Guatemala, Guatemala (2009). Departamento de Psicologia do Centro Universitário de Brasília.

Vitor Pedro Moretto Cordeiro, Centro Universitário de Brasília, Brasil. Campus da Asa Norte: SEPN 707/907. Campus Universitário. Brasília, DF.

Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília.

Luciana de Oliveira Campolina, Centro Universitário de Brasília, Brasil. Campus da Asa Norte: SEPN 707/907. Campus Universitário. Brasília, DF. Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília - UnB, com período de doutorado em sanduíche na Faculdade de Psicologia da Universidade de Buenos Aires. Professor assistente do Curso de Psicologia do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), colaborador do curso de Mestrado em Psicologia, Linha de Pesquisa em Psicologia e Educação. Realize pesquisas sobre inovação educacional, desenvolvimento humano, subjetividade e teoria histórico-cultural. Possui mestrado em Psicologia na área de Desenvolvimento Humano em Contexto Sociocultural (2007) pela UnB e graduação em Psicologia (2000) por essa mesma universidade. Ele atua como professor de magistério superior no campo da psicologia escolar, do desenvolvimento humano e da pesquisa qualitativa.Tem experiência na área de Psicologia e Educação,

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Publicado

2020-07-22

Como Citar

Mori, V. D., Cordeiro, V. P. M., & Campolina, L. de O. (2020). A tecitura das produções subjetivas implicadas no fracasso escolar e a problematização da psicologia na escola. Multi-Science Journal, 3(2), 3–11. https://doi.org/10.33837/msj.v3i2.1261