EVASÃO E RETENÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFG, CÂMPUS ITUMBIARA
DOI :
https://doi.org/10.33837/msj.v4i1.1357Mots-clés :
Licenciatura em Química, IFG-Itumbiara, Evasão; RetençãoRésumé
Cursos superiores níveis elevados de evasão e retenção por todo o país, em sua maior parte dos cursos de licenciaturas, principalmente os relacionados com uma área de exatas, como a Química. Diante de tal cenário, este estudo teve como objetivo apresentar e analisar o panorama acerca dos motivos e causas da evasão e retenção de alunos no Curso de Licenciatura em Química, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiás - Câmpus Itumbiara, ingressantes no período de 2008/2 a 2012/1. Para a coleta de dados, utilizou-se o questionário, o qual foi entregue e respondido por gestores, técnicos administrativos, docentes, discentes evadidos e retidos da Instituição. Informações do Sistema de Gestão Acadêmica (SGA) também foram utilizados para delinear o perfil dos alunos evadidos e retidos, buscando os fatores que induzem a retenção na evasão e retenção. Assim, para a organização dos dados utiliza-se a metodologia de análise qualitativa de informações textuais da Análise Textual Discursiva (ATD). Motivações e desmotivações dos discentes foram analisadas e verificou-se que a afinidade pelo curso foi o fator mais citado como motivador. Os maiores índices de reprovações são em disciplinas dos períodos iniciais do curso, sendo que essa dificuldade pode estar relacionada com a falta de conhecimentos básicos. Contudo, propostas e ideias foram coletados para minimizar os problemas identificados durante a execução da pesquisa e as principais sugestões citadas foram aplicação de minicursos niveladores ea necessidade de alguns docentes repensarem suas didáticas de ensino. para a organização dos dados utiliza a metodologia de análise qualitativa de informações textuais da Analysis Textual Discursiva (ATD). Motivações e desmotivações dos discentes foram analisadas e verificou-se que a afinidade pelo curso foi o fator mais citado como motivador. Os maiores índices de reprovações são em disciplinas dos períodos iniciais do curso, sendo que essa dificuldade pode estar relacionada com a falta de conhecimentos básicos. Contudo, propostas e ideias foram coletados para minimizar os problemas identificados durante a execução da pesquisa e as principais sugestões citadas foram aplicação de minicursos niveladores ea necessidade de alguns docentes repensarem suas didáticas de ensino. para a organização dos dados utiliza a metodologia de análise qualitativa de informações textuais da Analysis Textual Discursiva (ATD). Motivações e desmotivações dos discentes foram analisadas e verificou-se que a afinidade pelo curso foi o fator mais citado como motivador. Os maiores índices de reprovações são em disciplinas dos períodos iniciais do curso, sendo que essa dificuldade pode estar relacionada com a falta de conhecimentos básicos. Contudo, propostas e ideias foram coletados para minimizar os problemas identificados durante a execução da pesquisa e as principais sugestões citadas foram aplicação de minicursos niveladores ea necessidade de alguns docentes repensarem suas didáticas de ensino. Motivações e desmotivações dos discentes foram analisadas e verificou-se que a afinidade pelo curso foi o fator mais citado como motivador. Os maiores índices de reprovações são em disciplinas dos períodos iniciais do curso, sendo que essa dificuldade pode estar relacionada com a falta de conhecimentos básicos. Contudo, propostas e ideias foram coletados para minimizar os problemas identificados durante a execução da pesquisa e as principais sugestões citadas foram aplicação de minicursos niveladores ea necessidade de alguns docentes repensarem suas didáticas de ensino. Motivações e desmotivações dos discentes foram analisadas e verificou-se que a afinidade pelo curso foi o fator mais citado como motivador. Os maiores índices de reprovações são em disciplinas dos períodos iniciais do curso, sendo que essa dificuldade pode estar relacionada com a falta de conhecimentos básicos. Contudo, propostas e ideias foram coletados para minimizar os problemas identificados durante a execução da pesquisa e as principais sugestões citadas foram aplicação de minicursos niveladores ea necessidade de alguns docentes repensarem suas didáticas de ensino.
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