O grupo focal como instrumento avaliativo de uma sequência de aulas sobre o Cerrado

Authors

  • Jullyanna Cabral Moura Universidade Estadual de Goiás
  • Marcelo Duarte Porto Universidade Estadual de Goiás
  • Hélida Ferreira Cunha Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.33837/msj.v2i1.890

Keywords:

educação científica, ensino por investigação, categorização, análise de conteúdo, Cerrado.

Abstract

O presente estudo realizou uma sequência de aulas de ciências para uma turma de 6º ano, que se finalizou com um grupo focal. Assim, buscou-se atingir os seguintes objetivos: verificar a opinião dos alunos sobre as atividades; conferir quais as estratégias metodológicas eles mais gostaram; verificar se as aulas proporcionaram conhecimentos, mudanças de comportamentos e valores; averiguar quais aspectos relacionados ao Cerrado mais chamaram a atenção deles; avaliar a sequência didática; e analisar o grupo focal como instrumento para a avaliação da aprendizagem. Realizou-se a análise de conteúdo, por categorização, para analisar os resultados. As conclusões sugerem que o grupo focal auxilia na verificação da aprendizagem. Os educandos reconheceram o prazer em aprender e perceberam que ocorreu construção do conhecimento. Afirmaram que foi a importância de conhecer o Cerrado para preservá-lo o que mais chamou a atenção. Fizeram uma avaliação positiva das aulas, esclarecendo que as melhores estratégias de ensino são aquelas que permitem a participação ativa dos estudantes. Os resultados sugerem que o grupo focal possibilita a coleta de informações sobre as percepções e necessidades dos estudantes. Assim, parece auxiliar na compreensão da realidade vivenciada na sala de aula e, quem sabe, contribuir na solução de problemas.

Author Biographies

Jullyanna Cabral Moura, Universidade Estadual de Goiás

Mestre em Ensino de Ciências, Campus de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Estadual de Goiás.

Marcelo Duarte Porto, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Psicologia, Docente de Ensino Superior, Campus de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Estadual de Goiás

Hélida Ferreira Cunha, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Ciências Ambientais, Docente de Ensino Superior, Campus de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Estadual de Goiás

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Published

2019-06-01

How to Cite

Moura, J. C., Porto, M. D., & Cunha, H. F. (2019). O grupo focal como instrumento avaliativo de uma sequência de aulas sobre o Cerrado. Multi-Science Journal, 2(1), 70–76. https://doi.org/10.33837/msj.v2i1.890

Issue

Section

Teaching & Education