Educação em Ciências e Matemática Inclusiva: levantamento de publicações pertinentes ao tema em periódico especializado entre 2012 e 2017

Authors

  • Dagna Adelina Silva Instituto Federal Goiano (IF Goiano).
  • Paulo Vitor Teodoro de Souza Instituto Federal Goiano (IF Goiano)/ Universidade de Brasília (UnB)
  • Rosângela Lopes Borges Instituto Federal Goiano
  • Marcos Fernandes Sobrinho Instituto Federal Goiano (IF Goiano)/ Universidade Estadual Paulista (Unesp)

DOI:

https://doi.org/10.33837/msj.v1i12.576

Keywords:

Educação em Ciências e Matemática, inclusão, levantamento bibliográfico

Abstract

O presente trabalho exibe resultados de uma pesquisa que buscou investigar publicações sobre o Ensino de Ciências e Matemática relacionadas a estudantes com necessidades educativas especiais. Para tanto, apresentamos um levantamento bibliográfico no periódico: Ciência & Educação, em que contemplou os últimos cinco anos [2012-2017]. Percebemos que neste período existem poucas produções que apontam reflexões sobre atividades didáticas na perspectiva inclusiva, relacionadas ao Ensino de Ciências e Matemática.  Na perspectiva de que a pesquisa nessa área contribua ainda mais com as discussões, debates e reflexões acerca do acesso, da permanência e da apropriação de conhecimentos em processos de inclusão educacional, consideramos oportuno, além de pertinente, a forte recomendação de que haja ampliação de trabalhos dentro dessa temática.

Author Biographies

Dagna Adelina Silva, Instituto Federal Goiano (IF Goiano).

Especialista em Ensino de Ciências e Matemática - IF Goiano/Catalão

Paulo Vitor Teodoro de Souza, Instituto Federal Goiano (IF Goiano)/ Universidade de Brasília (UnB)

Professor de Química com ênfase na subárea Ensino de Química.

Rosângela Lopes Borges, Instituto Federal Goiano

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IF Goiano.

Marcos Fernandes Sobrinho, Instituto Federal Goiano (IF Goiano)/ Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Professor de Física com ênfase na subárea Ensino de Física e Educação em Ciências.

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Published

2018-05-01

How to Cite

Silva, D. A., Teodoro de Souza, P. V., Borges, R. L., & Fernandes Sobrinho, M. (2018). Educação em Ciências e Matemática Inclusiva: levantamento de publicações pertinentes ao tema em periódico especializado entre 2012 e 2017. Multi-Science Journal, 1(12), 36–40. https://doi.org/10.33837/msj.v1i12.576

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