O uso de dinâmicas educativas no ensino da biologia: jogos e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.33837/msj.v1i11.562Resumo
Uma importante ferramenta de comunicação para crianças é o ato de brincar, é por meio deste que elas são capazes de reproduzir o seu dia-a-dia num mundo de fantasia e imaginação. Brincar possibilita e facilita a aprendizagem da criança, estimulando a reflexão, independência e a criatividade, criando-se assim uma relação entre jogo e aprendizagem. Jogos e brincadeiras funcionam como suporte no desenvolvimento da coordenação motora, cognitiva, na sociabilidade e no campo afetivo de cada um. A estimulação através de atividades educativas e o uso de brinquedos apropriados devem ser realizados desde a tenra idade, no ambiente escolar não pode ser diferente. O artifício do lúdico deve fazer parte da educação infantil. O presente trabalho objetiva facilitar o entendimento da biologia e manter os alunos interessados e participativos durante as aulas, fazendo o uso de dinâmicas educativas com brinquedos representando a biodiversidade e cartões de perguntas e respostas. Os brinquedos são miniaturas de espécies variadas onde os alunos são indagados a estabelecerem relações ecológicas entre elas, são também estimulados a imaginar como ocorrem essas relações na natureza. E para a memorização do que foi aprendido com as relações entre os brinquedos, serão aplicados jogos de cartões com perguntas para que o aluno responda, assim fixando todo o conteúdo de uma maneira leve, interessante e menos maçante do que uma aula tradicional, além de possibilitar um meio alternativo de avaliação. A metodologia aqui apresentada será aplicada pelos alunos do PIBID-BIO com o intuito de estimular os professores a integrarem dinâmicas deste tipo em suas aulas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).