O uso de dinâmicas educativas no ensino da biologia: jogos e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.33837/msj.v1i11.562Abstract
Uma importante ferramenta de comunicação para crianças é o ato de brincar, é por meio deste que elas são capazes de reproduzir o seu dia-a-dia num mundo de fantasia e imaginação. Brincar possibilita e facilita a aprendizagem da criança, estimulando a reflexão, independência e a criatividade, criando-se assim uma relação entre jogo e aprendizagem. Jogos e brincadeiras funcionam como suporte no desenvolvimento da coordenação motora, cognitiva, na sociabilidade e no campo afetivo de cada um. A estimulação através de atividades educativas e o uso de brinquedos apropriados devem ser realizados desde a tenra idade, no ambiente escolar não pode ser diferente. O artifício do lúdico deve fazer parte da educação infantil. O presente trabalho objetiva facilitar o entendimento da biologia e manter os alunos interessados e participativos durante as aulas, fazendo o uso de dinâmicas educativas com brinquedos representando a biodiversidade e cartões de perguntas e respostas. Os brinquedos são miniaturas de espécies variadas onde os alunos são indagados a estabelecerem relações ecológicas entre elas, são também estimulados a imaginar como ocorrem essas relações na natureza. E para a memorização do que foi aprendido com as relações entre os brinquedos, serão aplicados jogos de cartões com perguntas para que o aluno responda, assim fixando todo o conteúdo de uma maneira leve, interessante e menos maçante do que uma aula tradicional, além de possibilitar um meio alternativo de avaliação. A metodologia aqui apresentada será aplicada pelos alunos do PIBID-BIO com o intuito de estimular os professores a integrarem dinâmicas deste tipo em suas aulas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) The Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work.