O uso do teatro como recurso metodológico para sensibilização de crianças e adolescentes no âmbito escolar

Authors

  • Andressa de Souza Almeida et al. Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí (GO, Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.33837/msj.v1i11.561

Abstract

O teatro além de ser uma modalidade artística, tem ação metodológica e cultural, é o elo entre arte e metodologia.  A palavra teatro, em sua origem grega theatron, significa o lugar de onde se vê. Para Aristóteles, o teatro permitia conhecer, e conhecer além da superfície. Para o pensador grego, o teatro tinha a qualidade de ensinar às pessoas a enxergarem além do discurso, além das aparências, a ver o que estava encoberto, nas profundezas. O teatro é um recurso visual componente do ambiente da aprendizagem, e quando usado de maneira adequada, desperta o interesse, aproxima o aluno com a realidade, e favorece o desenvolvimento da capacidade de observação.   Neste intuito, os bolsistas do Pibid/Biologia do IF Goiano – Câmpus Urutaí, realizaram peças teatrais com alunos do Ensino Médio do IF Goiano - Câmpus Urutaí envolvendo os seguintes temas: Educação Sanitária (higienização pessoal e coletiva), Respeito ao Próximo e Corrupção no dia a dia: nosso papel contra a corrupção. O os temas foram escolhidos com o intuito de estimular o aluno, despertar seu interesse à cerca dos assuntos tratados, favorecer o desenvolvimento da capacidade de observação, aproximar o aluno da realidade, ilustrar noções abstratas, despertar o senso crítico, compreender e julgar as relações de interdependência do seu meio biofísico, identificar os problemas do seu meio e suas respectivas soluções e, com isso, exercerem a cidadania. Foi utilizado maquiagem, figurino, e tnt no cenário. Os resultados obtidos com a realização do teatro são bastante positivos, tanto para os alunos, que perceberam que eles podem e fazem parte deste processo de mudança e construção de uma sociedade melhor, quanto para os bolsistas, como a experiência docente envolvido especificamente nesta atividade. Além disso, a referida atividade proporcionou uma aproximação entre a comunidade e a escola, além da conscientização a cerca dos temas já citados acima.

Published

2018-02-04

How to Cite

Almeida et al., A. de S. (2018). O uso do teatro como recurso metodológico para sensibilização de crianças e adolescentes no âmbito escolar. Multi-Science Journal, 1(11), 17. https://doi.org/10.33837/msj.v1i11.561