VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DE MOTO-PERFURADOR HELICOIDAL DE SOLO MANUAL

Autores/as

  • Ana Maria Barcelo Figueiredo
  • Flavio Lopes Claudio Instituto Federal Goiano, Campus Iporá
  • Guido Calgaro Junior Instituto Federal Goiano, Campus Iporá
  • Marcelo Medeiros Santana Instituto Federal Goiano, Campus Iporá
  • Paulo Alexandre Perdomo Salviano Instituto Federal Goiano, Campus Iporá
  • Rondinelli Tosta Morais Instituto Federal Goiano, Campus Iporá
  • Estenio Moreira Alves Instituto Federal Goiano, Campus Iporá

Resumen

É fundamental a análise econômica da viabilidade de aquisição ou aluguel de equipamentos, haja visto que identificar o ponto de equilíbrio é crucial na tomada de decisão. Assim, objetivou-se comparar o custo operacional de um perfurador de solo moto-perfurador helicoidal de solo manual. O equipamento foi testado no início da estação chuvosa, em Latossolo de textura média. Os buracos confeccionados foram realizados a uma profundidade de 0,50 m para construção de cerca “elétrica” para piquetes rotacionados. Os postes foram espaçados a 22 m aproximadamente. O manuseio foi feito em duplas de trabalhadores, visto que esta atividade normalmente é praticada em dupla devido a necessidade de balizamento bem como ganho em eficiência. Os resultados encontrados demonstram que o equipamento possui payback de três dias trabalhados, com custo por buraco reduzido acima de 358 buracos. Apresenta grande potencial na capacidade produtiva laboral de trabalhadores braçais, e consequentemente na renda. Conclui-se que o perfurador de solo apresenta alta produtividade com baixo custo operacional, sendo assim, ele é viável para se ter na propriedade rural para reduzir a demanda por mão de obra, bem como de ser utilizado por prestadores de serviço.

Palavras-Chave: viabilidade econômica, perfurador, Payback, rendimento.

Biografía del autor/a

Flavio Lopes Claudio, Instituto Federal Goiano, Campus Iporá

Atualmente graduando em Tecnologia em agronegócio, pelo IF Goiano-Campus Iporá. Formação em técnico em agropecuária pelo Instituto Federal Goiano. Tem experiência na área de Ciências Agrárias, com ênfase em Agronomia e Zootecnia.

Guido Calgaro Junior, Instituto Federal Goiano, Campus Iporá

Mestre em Bioenergia e Grãos pelo Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde, graduação de Tecnólogo em Gestão Rural pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é chefe da Unidade de Produção da Fazenda Escola do Instituto Federal Goiano - Campus Iporá. Atuando principalmente nos seguintes temas: Lavouras de soja e milho, Integração Lavoura Pecuária, Forrageiras, comportamento ingestivo, preferência alimentar, silagem de milho e cana-de-açúcar.

Marcelo Medeiros Santana, Instituto Federal Goiano, Campus Iporá

Mestrado em Agronegócio (UFG - 2005), Graduação em Ciências Econômicas (Universidade de Rio Verde-1995). Professor e Diretor de Geral do IF Goiano - Campus Iporá. Área de atuação: Administração e Planejamento Setor Público, Economia Aplicada, Elaboração e Análise de Projetos, Análise de Custo, Administração Financeira e Matemática Financeira.

Paulo Alexandre Perdomo Salviano, Instituto Federal Goiano, Campus Iporá

Professor do Instituto Federal Goiano, Campus Iporá.

Rondinelli Tosta Morais, Instituto Federal Goiano, Campus Iporá

Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Estatual de Goiás - UEG. Possui Graduação em Gestão de Recursos Humanos e Tecnólogo em Agronegócio, ambos pela Universidade Paulista (2017). Especialização em Docência do Ensino Superior. Curso Técnico em Sistemas da Informação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica- CEFET de Urutaí e Técnico Agrícola com Habilitação em Agroindústria pela Escola Agrotécnica Federal de Urutaí.

Estenio Moreira Alves, Instituto Federal Goiano, Campus Iporá

Pré-qualificado em Agropecuária (1995) pela Escola Agrícola Municipal de Barra do Garças-MT (Atual IFMT), Técnico em Agropecuária (1998) pela Escola Agrotécnica Federal de Cáceres-MT (Atual IFMT), Pós -Técnico em Zootecnia (1999) pela Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa-ES (Atual IFES), Engenheiro Agrônomo (2007) pela Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT - Campus Universitário de Tangará da Serra-MT, Especialista em Proteção de Plantas (2009) e Mestre em Agroecologia (2014) pela Universidade Federal de Viçosa - UFV, Doutor em Ciências Agrárias (2019) pelo Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Campus Rio Verde. Tem experiência em Agronomia, Agrossilvicultura (ILPF), Olericultura e Agroecologia. Atua como pesquisador em sistemas integrados de produção vegetal e animal, avaliando sistemas de produção com ruminantes, grandes culturas e hortaliças com enfase em agroecologia. Professor no curso de Especialização Latu Sensu em Sistemas Integrados de Produção Agropecuária (SIPA). Engenheiro Agrônomo no Instituto Federal Goiano - Campus Iporá e Conselheiro da plenária do CREA-GO.

Publicado

2024-06-10

Artículos más leídos del mismo autor/a