MONITORAMENTO E CONTROLE DOS PARÂMETROS PARA OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE BIOGÁS POR BIODIGESTORES DE LAGOA COBERTA ALIMENTADOS COM DEJETO SUÍNO

Autores

  • Grace Cury Hoffmann IFG
  • PhD Sérgio Botelho IFG
  • Júlio Cury Hoffmann UFG
  • Paulo Vinicius da Silva Rezende IFG
  • PhD Ana Paula Gomide IF Goiano
  • PhD João Areis Barbosa Junior IF Goiano

Resumo

A energia é essencial para o desenvolvimento social e econômico de um país. A demanda energética mundial não poderá ser suprida apenas por fontes de origem fóssil, exigindo biocombustíveis eficientes, garantindo energia limpa e renovável. Neste cenário, o uso de biomassa como fonte de energia é determinante, tanto para reduzir o impacto ambiental, quanto para suprir a demanda energética. A digestão anaeróbia da biomassa proveniente de dejetos possui grande potencial para aproveitamento energético. Para explorar esse potencial com eficiência, as condições de biodigestão devem permanecer em faixa próxima das condições ideais para ação dos microrganismos, sendo a utilização dos dejetos suínos uma opção economicamente viável. O presente trabalho traz os principais parâmetros de controle e apresenta métodos de monitoramento na produção de biogás por dejetos suíno considerando as características da região Sudoeste de Goiás e da produção animal para obtenção de uma alta produtividade de biometano, além de informações técnicas para auxiliar na identificação de possíveis problemas na operação de biodigestores, além de testes utilizando biorreatores que podem ser feitos para avaliar a produtividade, monitorar os parâmetros de interesse, obter os índices de potencial de produção e realizar experimentos com diferentes componentes. Testes com biorreatores de bancada realizados pelos autores mostraram que a codigestão com bagaço de laranja ou torta de filtro, além de aditivo com vinhaça, apresentaram desempenho bem superior a digestão apenas com dejeto suíno superando em 256% - produzindo 1,409 Nm3 biogás.kg-1MSO - nos biorreatores em codigestão com torta de filtro e aditivado com vinhaça, e em 244% - produzindo 1,342 Nm3 biogás.kg-1 MSO – para os biorreatores idênticos ao anterior, porém com bagaço da laranja ao invés de torta de filtro. Sendo a produção de biogás por kg de MSO foram encontrados teores de biometano de 70,37% Vol, 77,40% Vol e 73,12% Vol, respectivamente.

Biografia do Autor

Grace Cury Hoffmann, IFG

Mestre em Tecnologia de Processos Sustentáveis pelo IFG (2019), possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2010), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2013) e MBA em Administração Estratégica pela Faculdade Estácio de Sá (2016). Tem experiência nas áreas gestão ambiental e gestão de saúde e segurança do trabalho em empresas de diferentes ramos. Atualmente é engenheira de segurança do trabalho no SIASS IF Goiano/ Goiás.

PhD Sérgio Botelho, IFG

ossui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal da Bahia (1992) e mestrado em Química pela Universidade Federal de Goiás (2001), Doutorado em Catálise pela UFBa (2007) e Pós-Doutorado pela Université de Poitiers ? França (2010). Experiência profissional em processos e análise química de indústria petroquímica e tratamento de água. Ex-professor substituto da Universidade Federal de Goiás e Universidade Estadual de Goiás; professor de ensino superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Ex-conselheiro do Conselho Regional de Química XII, Ex-professor Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial extra quadro. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Tecnologia de Processos Sustentáveis (Área Interdisciplinar III: Engenharia/Tecnologia/Gestão). Coordena projetos internacionais de Ciências e Tecnologia Ambiental. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Química ? GO. Tem experiência na área de Química, com ênfase em materiais, Cinética Química e Catálise, atuando principalmente nos seguintes temas: efluentes, termodegração, elastômeros, catálise, tecnologias limpas e energias renováveis argilas e bio-polímeros. Fez parte do comitê deliberativo da Aliança Francesa de Goiânia.

Júlio Cury Hoffmann, UFG

Doutorando em Biodiversidade Animal pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Ecologia e Evolução (UFG-2018). Graduado em Ecologia e Análise Ambiental (UFG-2015). Atualmente pesquiso na área de Agroecologia com interesse principal em artrópodes de importância no controle de pragas, realizando coletas e identificações de ácaros (Acariformes e Parasitiformes) plantícolas.

PhD Ana Paula Gomide, IF Goiano

Professora no Instituto Federal Goiano, Campus de Rio Verde. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia - PPGZ - IFGOIANO, Campus Rio Verde. Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2007), mestrado (2010) e doutorado (2016) em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa. Atua principalmente nas áreas de nutrição e produção de não-ruminantes, com ênfase na avaliação de alimentos e determinação das exigências nutricionais em diferentes ambientes térmicos e qualidade de carcaça e carne. Atualmente desenvolvendo projetos na área de bioenergia/biogás e utilização de biofertilizantes para produção de milho e forragens. Também é coordenadora do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Suinocultura - GEPESUI; e dos grupos de popularização da ciência: ISTO É ZOOTECNIA e AMIGOS CERVEJA E CIÊNCIA - ACC.

PhD João Areis Barbosa Junior, IF Goiano

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007), Mestrado e Doutorado, em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia, respectivamente nos anos (2009) e (2013), na área de Qualidade da Energia Elétrica. Foi aluno de pós-doutorado junto ao Grupo de Pesquisas em Engenharia Biomédica também pela Universidade Federal de Uberlândia, no período de 2013 a 2015. Áreas de interesse: Sistemas Elétricos de Potência, Geração, Transmissão e Distribuição da Energia Elétrica, Qualidade da Energia Elétrica, Regulação de Tensão em Sistemas Elétricos, Compensador de Reativos a Núcleo Saturado, Geração Distribuída, Fontes Alternativas de Energia, Engenharia Biomédica, Tecnologia Assistiva, Engenharia de Reabilitação, Interação Homem Máquina, Tremor Humano. Ocupou a função de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aplicada e Sustentabilidade (PPGEAS - Mestrado Profissional) no período (11/2016 à 04/2020). Atualmente é Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde, Gerente de Extensão do IF Goiano Campus Rio Verde (04/2020), e Coordenador do Núcleo de Energias Renováveis (NER), desde 2017. É membro da Sociedade Brasileira de Qualidade da Energia Elétrica (SBQEE) e da Comissão Científica do Pólo EMBRAPII em Tecnologias Agroindustriais. Atua como revisor do International Journal of Emerging Electric Power Systems (IJEEPS). Atua como membro da Câmara Técnica de Matrizes Energéticas de Rio Verde do CODERV (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio Verde).Tem atuado nas áreas de Qualidade da Energia Elétrica, Energias Renováveis, Fontes Alternativas de Energia, Geração Solar (Térmica e Fotovoltaica), Micro Centrais Eólicas, Biodigestores, Realidade Virtual Aumentada, Aplicação de Sensores para Manejo Agrícola, Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Downloads

Publicado

2022-07-29

Edição

Seção

Circular de Pesquisa