MUDANÇA NAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS DO SÉCULO XX E SUA RELAÇÃO COM A RESISTÊNCIA À INCORPORAÇÃO DAS TIC
Resumo
Apresentamos resultados parciais de uma pesquisa de mestrado, atualmente em desenvolvimento, que tem por objetivo geral investigar se a resistência ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação existe em escolas estaduais de Goiás, confirmando o apontado pela literatura educacional, e que relação mantém com a formação continuada. Por resistência entendemos a rejeição à mudança. Tendo em vista esse objetivo, buscamos responder às seguintes questões: a resistência ao uso das TIC na educação, apontada pela literatura educacional, está presente em escolas estaduais goianas? Que relação mantém com a formação continuada? A pesquisa tem cunho quanti-qualitativo e adota o método histórico-analítico. Neste trabalho buscamos identificar as principais tendências pedagógicas que configuram o pensamento educacional brasileiro no século XX e localizar indícios de resistência, por meio de uma revisão da literatura pertinente, incluindo Libâneo (1992), Manacorda (2006), Saviani (2013) e Romanelli (2014), vislumbrando atender a um dos objetivos específicos da mesma, que consiste em caracterizar a resistência ao uso das TIC no ambiente escolar, caso exista. A revisão da literatura pertinente é desenvolvida do seguinte modo: a) breve descrição dos principais aspectos históricos, tendo como marco histórico o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova; b) tendências pedagógicas que marcaram o século XX; c) elementos indicativos de resistência no contexto focalizado. Os resultados apontam resistência à mudança no período histórico investigado e sugerem que a mesma é anterior à discussão sobre a presença e o uso de tecnologias digitais na educação pública brasileira e extrapola os limites da mesma.Downloads
Publicado
2018-09-10
Como Citar
Pacheco, M. L. da S., & Lopes, R. P. (2018). MUDANÇA NAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS DO SÉCULO XX E SUA RELAÇÃO COM A RESISTÊNCIA À INCORPORAÇÃO DAS TIC. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Obtido de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/855
Edição
Secção
Artigos (Fluxo Contínuo)