FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E DISCURSOS ABSOLUTISTAS: UMA PROBLEMÁTICA NUM CONTEXTO PIBIDIANO
Resumo
A partir de uma pesquisa de mestrado em andamento, o trabalho que hora se apresenta busca sugerir como a consideração de uma “formação discursiva”, em um sentido foucaultiano, no interior da formação de professores de Matemática pode contribuirpara pensar os saberes matemáticos em relação ao campo do discurso e, portanto, de relações de poder. Tomando discursos absolutistas denunciados num contexto de um subprojeto pibidiano de Matemática e, portanto, denunciados por sujeitos que se constituem pela Matemática, que estão ou que são
formados em tal área do conhecimento, apontamos como uma formação discursiva absolutista está presente no jogo discursivo da Matemática, um jogo que está histórico, social e epistemologicamente construído.
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Publicado
2016-09-05
Como Citar
Passos, L. dos S., Ribeiro, J. P. M., Machado, V. L., & Carvalho, L. de A. (2016). FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E DISCURSOS ABSOLUTISTAS: UMA PROBLEMÁTICA NUM CONTEXTO PIBIDIANO. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Obtido de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/220
Edição
Secção
Artigos (Fluxo Contínuo)