A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E ESPAÇO:
AS VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO EM DOCÊNCIA EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE SÃO LUÍS-MA
Palavras-chave:
Estágio Supervisionado. Espaço físico escolar. Crianças.Resumo
Esta pesquisa objetiva analisar as implicações das condições físicas escolares no ensino- aprendizagem dos alunos na educação infantil a partir de experiências vivenciadas no estágio supervisionado em docência da educação infantil do curso de licenciatura plena em pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, em uma escola da rede municipal de São Luís-MA. A importância desta pesquisa consiste em refletir sobre a necessidade de um espaço arquitetônico que promova aprendizagem significativa por meio das interações entre criança e ambiente educativo. Utiliza-se a pesquisa bibliográfica e a observação participante com o intuito de fundamentar, recorrendo-se a teóricos da área, a garantia do direito à educação de qualidade por intermédio do espaço físico escolar. Assim, realizamos entrevistas semiestruturadas no intuito de conhecer a história do campo de pesquisa e dar voz aos educadores, para tanto, foram entrevistadas uma coordenadora e três professoras atuantes na escola. Como resultado, verificou-se que apesar do amplo espaço para a realização de atividades lúdicas na instituição de ensino há escassez de recursos disponíveis que limitam as ações pedagógicas.
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