A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E ESPAÇO:
AS VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO EM DOCÊNCIA EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE SÃO LUÍS-MA
Keywords:
Estágio Supervisionado. Espaço físico escolar. Crianças.Abstract
Esta pesquisa objetiva analisar as implicações das condições físicas escolares no ensino- aprendizagem dos alunos na educação infantil a partir de experiências vivenciadas no estágio supervisionado em docência da educação infantil do curso de licenciatura plena em pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, em uma escola da rede municipal de São Luís-MA. A importância desta pesquisa consiste em refletir sobre a necessidade de um espaço arquitetônico que promova aprendizagem significativa por meio das interações entre criança e ambiente educativo. Utiliza-se a pesquisa bibliográfica e a observação participante com o intuito de fundamentar, recorrendo-se a teóricos da área, a garantia do direito à educação de qualidade por intermédio do espaço físico escolar. Assim, realizamos entrevistas semiestruturadas no intuito de conhecer a história do campo de pesquisa e dar voz aos educadores, para tanto, foram entrevistadas uma coordenadora e três professoras atuantes na escola. Como resultado, verificou-se que apesar do amplo espaço para a realização de atividades lúdicas na instituição de ensino há escassez de recursos disponíveis que limitam as ações pedagógicas.
References
ARAÚJO, Gislene. Ambiente escolar: espaço de aprendizagem significativa para todos, docentes e alunos, numa perspectiva interativa.2011. Monografia(Especialização em desenvolvimento humano, educação e inclusão) Curso de Educação - Universidade de Brasília (UnB), Brasília,2011.
BERNARDI,G; NETO, V. Implicações da proletarização do trabalho docente na educação física escolar. Pensar a prática, Goiânia,v.16,n.2.abr/jun,2016. Disponível em: BERNARDI,G; NETO, V. Implicações da proletarização... - Google Acadêmico. Acesso em 10 jan.2024.
BERNARDY, Katieli; PAZ, Dirce Maria Teixeira. Importância do estágio supervisionado para a formação de professores. XVII Seminário Interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão. Anais: Unicruz, p. 1-4, 2012. Disponível em: BERNARDY, Katieli; PAZ, Dirce Maria Teixeira. Importância... - Google Acadêmico. Acesso em 15 jan. 2024
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 2016. Disponível
em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituiçao.htm. Acesso em: 5 Fev. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/96). Diário Oficial da União. Brasília: nº 248, 23 de dezembro,1996.
FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologias. Saraiva Educação SA, 2006.
FRAGO, A.; ESCOLANO, A. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Tradução: Alfredo Veiga-Neto. Rio de Janeiro: DP&A,1988.
SAITO, Heloísa Toshie Irie; DE OLIVEIRA, Marta Regina Furlan. Trabalho docente na educação infantil: olhares reflexivos para a ação intencional e planejada do ensino. Imagens da Educação, v. 8, n. 1, p. 1-15, 2018. Disponível
em : IRIE, Saito, H. T., & Oliveira, M. R. F. de. (2018).... - Google Acadêmico. Acesso em 01 fev. 2024.
MASINI, Elcie F. Salzano; MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa na escola. Curitiba, PR: Crv, 2017. Disponível em:
Aprendizagem significativa na escola - Google Acadêmico. Acesso em 01 de fev.2024.
Masini, E.F.S. (2011). Aprendizagem significativa: condições para ocorrência e lacunas que levam a comprometimentos. Aprendizagem Significativa em Revista, 1 (1), 16-24. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/asr/artigos/Artigo_ID2/v1_n1_a2011.pdf . Acesso em: 02 fev. 2024.
MONTEIRO,S;SILVA,D. A influência da estrutura escolar no processo de ensino-aprendizagem: uma análise baseada nas experiências do estágio supervisionado em geografia. Geografia, ensino e pesquisa,v.19,n.3, Ceará, set/dez,2015. Disponível
em: MONTEIRO,S;SILVA,D. A influência da estrutura escolar... - Google Acadêmico . Acesso em 20 jan.2024.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática. Cadernos de pesquisa, n. 94, p. 58-73, 1995. Disponível
em: PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação... - Google Acadêmico . Acesso em 21 jan.2024.
RIBEIRO,S.Espaço escolar: um elemento (in)visível no currículo. Sitientibus, Feira de Santana,n.13,p.103-118,jul/dez,2004. Disponível
em: RIBEIRO,S.Espaço escolar: um elemento (in)visível... - Google Acadêmico. Acesso em 15 fev. 2024.
SILVA, João. A teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel: uma análise das condições necessárias. Research, society and development,v.9,n.4,p.1-13,2020. Disponível
em: SILVA, João. A teoria da aprendizagem significativa... - Google Acadêmico. Acesso em 03 fev.2024
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Ciclo Revista: Vivências em Ensino e Formação (ISSN 2526-8082)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.