A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA OBRA REINAÇÕES DE NARIZINHO DE MONTEIRO LOBATO

ENFOQUE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Jéssica Silva dos Santos Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde
  • Renata Silva Pamplona Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde

Palavras-chave:

Palavras-chave: Monteiro Lobato. Contação de história. Representação feminina.

Resumo

O objeto de estudo deste trabalho se refere à obra de Monteiro Lobato, Reinações de Narizinho (2020). O objetivo analisar a referida obra, associada ao contexto histórico da literatura e do processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, com a relevância da contação da história. As características e representações das personagens femininas (Dona Benta, Tia Nastácia, Lúcia e a boneca Emília) foram descritas e problematizadas no contexto sociocultural da época e com possíveis tangenciamentos na contemporaneidade. O uso da literatura infantil estimula momentos lúdicos, que além da aprendizagem na leitura e escrita envolve o trabalho com os gêneros textuais, as questões culturais, que instiga os alunos a se tornarem críticos e reflexivos. Os resultados sinalizam que a obra Reinações de Narizinho traz a representação feminina em um período histórico conservador, marcado pelo poder patriarcal. No entanto, as personagens femininas se mostram empoderadas com suas atitudes, conhecimentos, posicionamentos. Considera-se a obra importante para o trabalho em sala de aula e problematizações sobre diferentes temáticas. Compreende-se que a presença da literatura de Monteiro Lobato nas salas de aula, a Contação de histórias via sua obra, contribui para o resgate da constituição histórica e sociocultural brasileira no início do século XX. A continuidade deste estudo faz-se necessário dada a amplitude de detalhes da obra lobatiana e suas possíveis vertentes de análise.

Biografia Autor

Renata Silva Pamplona, Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos/ UFSCar (2017). Bolsista Capes Estágio Sanduíche na Universidade de Coimbra/Portugal (2014). Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal de Goiás (2005). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2001). Docente no Instituto Federal Goiano/IF Goiano - Campus Rio Verde. Docente no Instituto Federal de Goiás/IFG (2017- 2018)- Campus Jataí. Docente na Universidade Federal de Goiás (2005-2009) - Campus Jataí. Docente de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio/Rede privada de Ensino (2007-2010). Docente de Educação Infantil e Ensino Fundamental I (1999- 2004). Atua principalmente nos seguintes temas: estudos de gênero; multiplicidades sexuais; sexualidade e educação; currículo; grupos minoritários de resistência; produção da subjetividade; psicologia da educação, formação docente.

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Publicado

2024-12-14

Como Citar

Santos, J. S. dos, & Pamplona, R. S. (2024). A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA OBRA REINAÇÕES DE NARIZINHO DE MONTEIRO LOBATO: ENFOQUE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 8(01). Obtido de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/1677