A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA OBRA REINAÇÕES DE NARIZINHO DE MONTEIRO LOBATO

ENFOQUE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autori

  • Jéssica Silva dos Santos Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde
  • Renata Silva Pamplona Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde

Parole chiave:

Palavras-chave: Monteiro Lobato. Contação de história. Representação feminina.

Abstract

O objeto de estudo deste trabalho se refere à obra de Monteiro Lobato, Reinações de Narizinho (2020). O objetivo analisar a referida obra, associada ao contexto histórico da literatura e do processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, com a relevância da contação da história. As características e representações das personagens femininas (Dona Benta, Tia Nastácia, Lúcia e a boneca Emília) foram descritas e problematizadas no contexto sociocultural da época e com possíveis tangenciamentos na contemporaneidade. O uso da literatura infantil estimula momentos lúdicos, que além da aprendizagem na leitura e escrita envolve o trabalho com os gêneros textuais, as questões culturais, que instiga os alunos a se tornarem críticos e reflexivos. Os resultados sinalizam que a obra Reinações de Narizinho traz a representação feminina em um período histórico conservador, marcado pelo poder patriarcal. No entanto, as personagens femininas se mostram empoderadas com suas atitudes, conhecimentos, posicionamentos. Considera-se a obra importante para o trabalho em sala de aula e problematizações sobre diferentes temáticas. Compreende-se que a presença da literatura de Monteiro Lobato nas salas de aula, a Contação de histórias via sua obra, contribui para o resgate da constituição histórica e sociocultural brasileira no início do século XX. A continuidade deste estudo faz-se necessário dada a amplitude de detalhes da obra lobatiana e suas possíveis vertentes de análise.

Biografia autore

Renata Silva Pamplona, Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos/ UFSCar (2017). Bolsista Capes Estágio Sanduíche na Universidade de Coimbra/Portugal (2014). Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal de Goiás (2005). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2001). Docente no Instituto Federal Goiano/IF Goiano - Campus Rio Verde. Docente no Instituto Federal de Goiás/IFG (2017- 2018)- Campus Jataí. Docente na Universidade Federal de Goiás (2005-2009) - Campus Jataí. Docente de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio/Rede privada de Ensino (2007-2010). Docente de Educação Infantil e Ensino Fundamental I (1999- 2004). Atua principalmente nos seguintes temas: estudos de gênero; multiplicidades sexuais; sexualidade e educação; currículo; grupos minoritários de resistência; produção da subjetividade; psicologia da educação, formação docente.

Riferimenti bibliografici

BATAGLINI, Marina Pires. A arte de contar histórias. 2012. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2016.

BRITO, Antônio Cezár Nascimento de. Contar para encantar: a contação de histórias e o ensino da literatura infanto Juvenil. Revista eletrônica, Projeção e Docência, v. 5, p. 10-27, jun. 2014. Disponível em: <https://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao3/article/viewFile/384/341>. Acesso em: 16 maio. 2021.

CADERMATORI, Ligia. O que é Literatura infantil. 2.ed. Tatuapé: Brasiliense, 2010.

CARTA CAPITAL. Caçada ao racismo: Como o Brasil se debate na luta simbólica e pragmática contra o preconceito racial, a exemplo da atual polêmica sobre a obra de Monteiro Lobato. 2012. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/sociedade/cacada-ao-racismo-2/.com.br>. Acesso em: 10 maio. 2023.

CORTEZ, Maria Oliveira. Literatura infantil e Contação de histórias. Minas Gerais: CPT, 2006.

CUNHA JÚNIOR, Henrique. A História Africana e os Elementos Básicos Para o Seu Ensino. In: LIMA, Ivan Costa; ROMÃO, Jeruse. Negros e o Currículo. Florianópolis: Núcleo de Estudos Negros/NEN, 1997. (Serie Pensamento Negro em Educação, n. 2).

FURLANI, Jimena. Educação Sexual na Sala de Aula: relações de gênero, orientação sexual e igualdade étnico – racial numa proposta de respeito às diferenças. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

GERHARDT, Engel Tatiana; SILVEIRA, Denise Tolfo. Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/ UFRGS. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009.

HILGEMBERG, Maria Silmara Saqueto; CHICOSKI, Regina. Dona Benta: uma personagem, vária leituras. Disponível em: <https://anais.unicentro.br/seped/2010/pdf/resumo_182.pdf>. Acesso em: 23 mar. 2023.

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. 2. ed. Tradução de: André Cechinel. Florianópolis: Editora da UFSC, 2013.

LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho. São Paulo: Brasiliense, 1931.

LOBATO, Monteiro. Histórias de Tia Nastácia. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1955.

LOBATO, Monteiro. O Poço do Visconde. São Paulo: Brasiliense, 1972.

LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho. São Paulo: Brasiliense, 1931.

LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho. São Paulo: Brasiliense, 1956.

LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho. São Paulo: Brasiliense, 1959.

LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho. São Paulo: Brasiliense, 1981.

MANGUEL, Alberto. A cidade das palavras: as histórias que contamos para saber quem somos. Editora Companhia das Letras, 2018.

OLIVEIRA, Patrick Natan Carneiro de. A mulher negra e velha na literatura infantil de Monteiro Lobato: Tia Nastácia como voz e representação dos saberes populares. 2017. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Ingles) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.

PINHEIROS, Esporte Clube. Principais lutas e conquistas das mulheres ao longo da História. 2020. Disponível em: <https://www.exp.org.br.com.br>. Acesso em: 10 maio. 2023.

REZENDE, Maria Valéria. Reinações de Narizinho. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

RODRIGUES, Thaís Fernanda Jerônimo de Souza; SANTOS, Francinilda Brito dos; SANTOS, Luciane Alves dos. A importância da figura feminina em Reinações de Narizinho. 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 maio 2023.

SANTOS, Elisângela da Silva. Monteiro Lobato e suas seis personagens em busca da nação. 2008. 145f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2008.

TELES, Damares Araújo. A literatura infantil nos Anos iniciais do Ensino Fundamental: importância e contribuições para a formação de leitores. 2014. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/fiped/2013/Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_184_90853e17a4727597548cf1f714335c0f.pdf>. Acesso em: 10 maio. 2021

ZANLUCHI, Fernando Barroco. O brincar e o criar: as relações entre atividade lúdica, desenvolvimento da criatividade e Educação. Londrina: O autor, 2010.

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 9. ed. São Paulo: Global, 1994.

ZILBERMAN, Regina. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

##submission.downloads##

Pubblicato

2024-12-14

Come citare

Santos, J. S. dos, & Pamplona, R. S. (2024). A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA OBRA REINAÇÕES DE NARIZINHO DE MONTEIRO LOBATO: ENFOQUE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 8(01). Recuperato da https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/1677